Os servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) encerraram, na segunda-feira (23 de maio), a greve que durou por dois meses. Entretanto eles pararam a greve por conta de que suas exigências foram cumpridas. Veja quais são elas:
- Número máximo de 12 atendimentos presenciais como meta diária
- Recomposição salarial relativa às perdas inflacionárias de 2019 a 2022
- Concessão automática da pontuação referente aos segurados “faltosos”
- Respeito ao agendamento continuo e consecutivo, sem espaços vazios
- Distribuição igual de agendamentos entre os Peritos Médicos Federais de ambos os turnos
- Direito pleno de gozar feriados, pontos facultativos e recessos sem estar atrelado ao agendamento do INSS
- Não punir os servidores que aderiram à greve
Os mesmos vieram a se prometer repor os dias parados para agilizar o julgamento de processos e a concessão de benefícios. O equilíbrio será feito conforme plano de trabalho a ser construído nos próximos dias. De acordo com o INSS todos os segurados que não foram atendidos em razão das paralisações devem reagendar os serviços.
Leia em seguida: Dinheiro Liberado Pelo Processo Contra INSS! Terão Pagamentos! Veja
Vale lembrar que todas essas medidas podem afetar de forma direta os aposentados e pensionistas do INSS, de forma negativa ou positiva, visto que os agendamentos dos atendimentos podem mudar com a alteração do limite diário. Confira como não ser prejudicado por conta da greve do INSS!
Quais os problemas causados pela greve do INSS?
Durante a greve, o atendimento aos segurados do INSS não estava acontecendo, bem como perícias médicas e afins. Desse modo, muitos segurados foram afetados, chegando até a ter o benefício suspenso! Isso por não comparecer ao atendimento, mesmo com os atendimentos não estando acontecendo.
Além disso, as filas para perícia médica subiram bastante, chegando a quase 1 milhão de pessoas. Do mesmo modo, a fila para concessão do benefício do INSS já se aproxima de 2 milhões de pessoas. Esses números preocupam bastante! Visto que caso o segurado tenha algum problema e precise de atendimento, estará sujeito a esperar bastante. Para que não perca os atendimentos marcados nem prazos ou benefícios os segurados devem reagendar seus atendimentos!
Quais os documentos necessários para reagendar perícia?
Então na data prevista, o segurado deverá apresentar os seguintes documentos básicos:
- Documento oficial com foto;
- Carteira de trabalho ou carnês de contribuição ou qualquer documento que comprove o pagamento do INSS (somente se a condição de segurado não puder ser vista no CNIS);
- Atestado ou relatório médico que comprove doença, tratamento indicado, tempo estimado de afastamento e motivos de invalidez. Deve conter também: identificação do paciente, CID, data, assinatura, carimbo e CRM do médico;
- número do CPF;
- Número de identificação do funcionário (PIS/PASEP);
- Exame médico que comprove a doença do segurado;
- O requerimento é carimbado e assinado por sua empresa. Tem de estar notificado o último dia de trabalho. Este caso é somente aos funcionários CLT.
Houve anuncio após a greve do INSS ser encerrada que iria considerar a data original. A data original seria fixada como data de aplicação, a fim de evitar perdas de dinheiro dos segurados. Assim, se tiver dúvida os segurados podem ligar para a Central 135, de segunda a sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília).
Leia em seguida: Margem Social: Dinheiro Pode Ser Liberado Aos Segurados Do INSS
Como reagendar as perícias médicas?
Assim, se você tem alguma dúvida sobre como fazer remarcar as perícias continue lendo! Então pode ser feito pelo site ou pelo aplicativo ‘Meu INSS’, disponível para Android e iOS. Assim, veja passo a passo.
- Acesse o aplicativo ‘Meu INSS’ ou meu.inss.gov.br;
- Digite seu CPF e senha;
- Clique em “serviço”;
- Na aba “Benefícios”, clique em auxílio doença;
- Clique em “Perícias” e depois em “Remarcar perícias”;
- Digite o número do seu documento;
- Prontinho! Escolha a data do novo agendamento.
Assim, receba nossas notícias todos os dias de forma gratuita! Então nos siga em nossas redes sociais:
ENTÃO CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM DO BLOG!
EM SEGUIDA CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK DO BLOG!
Dica extra: então tenha todas as notícias de forma rápida e sem precisar ler os artigos! Clique aqui, se inscreva e então se preferir, assista!