Teve aprovação na Câmara dos Deputados a medida do empréstimo consignado que aumentava a margem. Entenda no texto a baixo o que mudou:
O que é o empréstimo consignado?
O empréstimo consignado nada mais é que uma modalidade de crédito pessoal em que a cobrança não é feita igual outros empréstimos. Em vez de ser cobrado por meio de boletos ou algo do tipo, o desconto das parcelas dos consignados acontece diretamente na fonte de renda do consumidor, ou seja, no salário ou aposentadoria.
Dessa forma, para contratar um empréstimo consignado a pessoa deve ter no mínimo uma renda fixa mensal segura, caso contrário os bancos e instituições financeiras não costumam liberar o crédito. Vale lembrar que existe também um limite que cada pessoa pode comprometer de sua renda com o pagamento das parcelas dos empréstimos consignados que também é conhecida como margem consignável.
Aumento na margem do empréstimo consignado
Anteriormente a margem consignável tinha o valor de 35% definido por lei, mas a partir de março deste ano a Medida Provisória 1106/2022 entrou em vigor de modo a aumentar a margem para todos os aposentados e pensionistas do INSS.
A antiga margem de 35% passou então a ser de 40% (Sendo 35% para empréstimos e 5% para cartão de crédito).
Porém essa medida tinha caráter provisório e aguardava por votação na Câmara dos Deputados para que pudesse se tornar permanente.
MP 1106/2022 aprovada na Câmara dos Deputados
Na quarta feira do dia 29 de junho, a votação da MP 1106/2022 passou por votação na Câmara e foi aprovado então pela maioria dos deputados, obtendo assim a aprovação. Sendo assim agora essa medida pode agora seguir para o Senado Federal, onde deverá passar por nova votação.
Porém fique atento as notícias por que a data limite para votação ficou definida para o dia 15 de julho, prazo em que a MP 1106/2022 perderá sua validade.
Mudanças no empréstimo consignado
Confira então algumas mudanças que irão ocorrer nos empréstimos consignados caso o projeto obtenha aprovação até o dia 15 de julho:
- Aumento na margem consignável de 35% para 45% (35% para empréstimo consignado, 5% para cartão de crédito e 5% para cartão benefício
- Beneficiários do Auxílio Brasil poderão contratar consignados, com margem de 40% (35% para empréstimo e 5% para cartão de crédito)
- Fim do limite de linhas de crédito
Gostou das informações sobre as mudanças do empréstimo consignado? Então:
Receba então nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
ENTÃO CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM DO BLOG!
EM SEGUIDA CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK DO BLOG!
Dica extra: tenha todas as informações sobre Empréstimo Consignado de forma rápida e sem precisar ler as notícias e mais: clique aqui, se inscreva e então se preferir, assista!
Veja Também:
Valor do empréstimo do Auxílio Brasil anunciado pelos bancos; Veja agora
INSS Vai pagar aos aposentados e pensionistas! Veja quem recebe!
Encerrada greve do INSS: como não perder pagamentos e reagendar
MARAVILHA: Aposentados do INSS podem receber R$ 7087 em novembro