Ótima notícia para os aposentados! Se você tem empréstimos consignados pode receber de volta os valores contratado. Acesse aqui:
O Banco Central havia informado que a segunda fase de devoluções de valores de empréstimos, iria iniciar dia 2 do mês de maio. Mas, um empecilho acabou surgindo e pegando a todos de surpresa. Isso porque, os servidores do BC acabaram entrando em greve e prejudicando o calendário de repasses. Além disso, afetou o funcionamento do Sistema Valores a Receber (SVR) que segue fora do ar.
De acordo com o comunicado da Autarquia Monetária, a nova data programada vai ser informada com antecedência. Bem como, as informações a respeito do resgate de valores dos empréstimos de pessoas falecidas. Desse modo, os aposentados precisam continuar aguardado a liberação do SVR de novo.
Durante o mês de abril desse ano, o Banco Central informou que a adesão à greve por parte de seus servidores, interferiu na liberação da segunda fase de consultas dos valores de empréstimos. Bem como, atingiu as melhorias que o Sistema Valores a Receber deveria passar. Cujo o objetivo é melhorar suas funcionalidades Portanto, os aposentados esperam a mais de dois meses pelo retorno.
O motivo da greve se deu pelo pedido de aumento de salário que os servidores solicitam. Nesse sentido, as movimentações para conseguirem esse reajuste, iniciaram no final do ano passado. E a greve iniciou ainda no mês de abril, ficando suspensa por um breve período e retornando no dia 3 de maio.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Como consultar valores a receber?
Tanto pessoas físicas como pessoas jurídicas podem acessar o Sistema Valores a Receber. Desse modo, podem consultar e resgatar os valores esquecidos em bancos e instituições financeiras. Mas, para que possam receber esse abono de volta, deve ter ocorrido a cobrança indevida dos empréstimos. Além disso, o desconto tenha sido em sua folha de pagamento. Veja como consultar:
1.° – Clique aqui e acesse o Sistema Valores a Receber;
2.° – Acesse o SVR com seus dados do login Gov.br (nível outro ou prata);
Mas atenção, se você não possuir os níveis ouro ou prata, não vai conseguir fazer o resgate dos valores de empréstimos. Por exemplo, nos casos em que se possui o nível bronze. Pois ele é incompatível para fazer esse procedimento.
3.° – Leia e aceite o termo de responsabilidade para pode continuar;
4.° – Os aposentados podem ver o valor disponível para devolução, a instituição responsável por fazer o repasse, bem como, a origem do montante. O SVR em alguns casos informa dados adicionais sobre a devolução dos empréstimos.
5.° – Selecione uma das opções informadas pelo SVR. Confira:
Solicitar por aqui:
Mediante essa opção, a restituição dos empréstimos acontece por em até 12 dias úteis por pix. Dessa forma, você precisa informar uma chave para que seja realizada a devolução. Além disso, preencha os campos solicitados para que não ocorra problemas.
Solicitar via instituição:
Através dessa forma de devolução, recebem os que não possuem pix ou não informarem uma chave. Então, precisam deixar registrado um número de telefone ou e-mail, para que seja combinado a sua forma de resgate dos valores de empréstimos.
Por fim, aguarde os demais procedimentos.
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM DO BLOG!
CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK DO BLOG!
Dica bônus: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva e assista.