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Início INSS
Novo atendimento na agência do INSS

Atendimento presencial no INSS sofre mudanças

Entenda como funciona o novo atendimento na agência do INSS

Por Bruna Schmidt
09/07/2022
Em INSS
0

Desde o dia 04 desse mês (julho), os aposentados, pensionistas e trabalhadores que forem às agências do INSS terão novas regras de atendimento, dessa forma, essas mudanças atingem horários de abertura, tipo de agendamento, direito a acompanhante, entre outros. Confira:

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As mudanças estabelecidas constam na Portaria 1.027, publicada no dia 29 de junho do Diário Oficial da União.

As agências do INSS deverão funcionar por 12 horas diárias, das 6h30 e as 10h.

Nesse sentido, o horário de atendimento ao público em geral deverá iniciar entre às 7h e as 8h, assim respeitando um funcionamento de seis horas diárias sem interrupção.

Quais as mudanças que houve no INSS?

Entrega de documentos:

Agora, a procuração (ou algum tipo de documento legal que comprove a representação) será exigida caso o representante tiver de se manifestar sobre o cumprimento de alguma exigência, por exemplo.

Agendamento:

Com as mudanças foi reintroduzido o agendamento prévio em quase todas as situações, nesse sentido o segurado pode vir a realizar o agendamento pelo app MEU INSS ou pela central de atendimento 135.

Em quais situações será autorizado o atendimento específico?

Quando não há possibilidade de informação ou de conclusão de pedidos pelos canais de atendimento à distancia;

Quando a central de atendimento 135 não conseguir suprir a demanda;

Recursos pedidos por empresas;

Ciência do cidadão referente à necessidade de inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);

Reativação do Benefício de Prestação Continuada (BPC), após atualização do CadÚnico;

Pedido de contestação;

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Identificação:

Regulamentou-se a identificação para o público externo na agência do INSS, dessa forma o segurado deve apresentar o documento oficial com foto, bem como o servidor deve aceitar o documento mesmo com rasuras perante pessoas com mais de 60 anos e doentes.

Vale complementar que desde março deste ano as agências do instituto vinham atendendo ao público sem a necessidade de agendamento prévio. Em março do ano de 2020, o atendimento de forma presencial suspendeu devido ao alastramento da pandemia de covid-19.

Contudo, no final do ano de 2020, o INSS retornou com o atendimento ao público, entretanto com marcação prévia.

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Bruna Schmidt

Experiente no atendimento de aposentados e pensionistas, apaixonada pela comunicação e futura estudante de jornalismo. Atualmente atua como gestora da equipe, redatora do Blog da João Financeira e Jornal Financeiro.

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