Segundo o Banco Central, ainda há muito dinheiro esquecido nos bancos e a farão novas consultas dado o sucesso da primeira consulta! Assim, na nova fase da consulta há cerca de 4,1 bilhões de reais disponíveis à população brasileira. A segunda fase do Sistema de Devolução de Dinheiro, cujo início estava previsto para 2 de Maio, teria a sua primeira fase de consulta.
No entanto, muitos brasileiros continuam à espera de resgatar quantias esquecidas no sistema financeiro porque os servidores do Banco Central entraram em greve e acabou atrasando a nova fase de consultas. Esta medida do Banco Central visa dar a volta à economia e aliviar a crise financeira de muitos brasileiros.
Para o efeito, o Banco Central desenvolveu um sistema denominado SVR (Sistema valores a receber). Isto permitiu aos brasileiros descobrir valores “esquecidos” em alguns bancos e resgata-los. Continue lendo para entender e saber quando será nova consulta, como funcionará, entre outros!
Como funciona o Sistema Valores a Receber – SVR?
O Sistema Valores a Receber (SVR) está previsto pela Resolução BCB nº 98, de 1º de junho de 2021. Assim, segundo o Governo Federal, a consulta NÃO poderá ser feita no site principal do BC. O sistema funciona por meio do site valoresareceber.bcb.gov.br.
Leia em seguida: Pagamento do 13° salário em 2022 acabou? Descubra aqui
Então para acessar o Sistema Valores a Receber (SVR), saber qual o valor disponível e solicitar sua transferência você vai precisar da conta gov.br nível prata ou ouro. Não será possível acessar o SVR com login Registrato.
Assim, quando for liberado, o sistema funcionará forma gratuita para o cidadão onde você poderá consultar se tem algum valor a receber. Para consultar, basta informar o seu CPF e sua data de nascimento, ou CNPJ e data de abertura se a consulta for para pessoa jurídica.
Como será nova consulta do Banco Central?
R$ 3,3 bilhões foram disponibilizados na primeira etapa de consulta para 27,3 milhões de pessoas. Além disso, a partir da segunda etapa, o sistema contará com melhorias e novas fontes de recursos, como:
Viu isso? Empréstimo do auxílio Brasil como solicitar? Veja agora
- Recursos não recolhidos do FGC (Fundo Garantidor de Crédito)
- Contas de pagamento pré-paga e pós-paga encerradas com saldo disponível
- Contas de registro mantidas por sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários e por sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários para registro de operações de clientes encerradas com saldo disponível
- Entidades em liquidação extra judicial
- Recursos não recolhidos do FGCoop (Fundo Garantidor de Crédito do Cooperativismo de Crédito)
- Tarifas cobradas de forma indevida, não previstas em Termos de Compromisso assinados pelo banco com o BC
- Parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente, não previstas em Termos de Compromisso assinados pelo banco com o BC
Quando será liberado o dinheiro esquecido nos bancos(nova consulta)?
As consultas ao Sistema de Valores a Receber (SVR) estão suspensas para aprimorarem por tempo indeterminado. Em nota, publicada pelo BC “a nova data será comunicada com devida antecedência”. Assim, ainda não há data de reabertura do sistema para novas consultas e resgate dos saldos existentes e informações sobre valores de falecidos. Então fique por dentro das notícias que assim que for liberado será noticiado!
Assim, receba nossas informações diariamente de forma gratuita! Então nos siga em nossas redes sociais:
ENTÃO CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM DO BLOG!
EM SEGUIDA CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK DO BLOG!
Dica extra: tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias! Clique aqui, se inscreva e então se preferir, assista!