O aumento na margem do empréstimo consignado finalmente conseguiu a aprovações dos senadores! Confira então o que muda!
Como funciona o empréstimo consignado?
O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito pessoal em que a cobrança das parcelas é feita de forma diferente da usual. Ao invés das cobranças em boletos, o desconto nos consignado acontece diretamente no salário ou aposentadoria de quem contratou o empréstimo.
Por esse motivo, o empréstimo consignado apresenta algumas vantagens se comparado aos outros tipos de empréstimos praticados no mercado, como menor taxa de juros e prazos maiores para pagamentos.
No entanto, o valor que cada pessoa pode solicitar em consignados é limitado através da margem consignável. A margem consignável estabelece então o valor máximo que cada pessoa pode comprometer da sua renda mensal com o pagamentos das parcelas dos consignados.
O valor definido para a margem social de acordo com a lei era de 35% (30% para empréstimos e 5% para cartão de créditos), mas esse valor foi alterado em 2022 através da MP 1106/2022.
O que é a MP 1106/2022?
A MP 1106/2022 é uma medida provisória que aumento o valor da margem dos consignados para os aposentados e pensionistas do INSS. Desse modo, os aposentados e pensionistas tem acesso a maiores valores de crédito.
A medida foi uma das formas encontradas pelo Governo Federal de ajudar os aposentados durante a crise econômica vivida nos dias atuais, que impactou bastante o grupo dos aposentados.
A MP 1106/2022 iria expirar no dia 15 de julho e aguardava por votação no Senado Federal para que pudesse ser aprovada e tornar-se então definitiva. A votação finalmente aconteceu na última semana e o projeto teve a aprovação, com maioria dos senadores favoráveis ao projeto.
Desse modo, o projeto agora aguarda somente pela assinatura do presidente Jair Messias Bolsonaro para que comece a valer.
O que muda no empréstimo consignado?
Confira então o que muda nos empréstimos consignados com a MP 1106/2022 aprovada:
- Aumento na margem consignável de 35% para 45% (35% para empréstimo consignado, 5% para cartão de crédito e 5% para cartão benefício;
- Beneficiários do Auxílio Brasil poderão contratar consignados, com margem de 40% (35% para empréstimo e 5% para cartão de crédito)
- Fim do limite de linhas de crédito
DICA EXTRA
Portanto, caso queira contratar um empréstimo consignado, fale com a João Financeira. Nós temos mais de 18 anos no ramo de empréstimo consignado, prontos para atender você e garantir a melhor negociação possível.
Dessa forma, os valores são liberados em até 24 horas rapidamente e com bastante segurança, com nossos especialistas! Fale conosco e garanta uma simulação agora mesmo, entre em contato clicando no link abaixo:
Receba então nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
ENTÃO CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM DO BLOG!
EM SEGUIDA CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK DO BLOG!
Dica extra: tenha todas as informações sobre empréstimo consignado de forma rápida e sem precisar ler as notícias e mais: clique aqui, se inscreva e então se preferir, assista!
Veja Também:
Entenda agora os tipos de revisão da aposentadoria!
Salário mínimo dos aposentados vai subir; Veja novo valor
INSS liberou surpresa vai cair na sua conta no próximo mês e em julho
Empréstimo consignado: Que grupos tem direito?