Veja tudo sobre a questão dos valores esquecidos do Banco Central! Veja datas, valores e as novidades que o sistema promete quando você voltar! Ele estava disponível até 16 de abril para saber sobre dinheiro esquecido em bancos. A ação foi uma iniciativa do Banco Central que visava ajudar no enfrentamento da crise injetando dinheiro na economia e expelindo valores esquecidos das contas.
Assim, o banco Central desenvolveu o SVR – Sistema de títulos a Receber. Com isso, os brasileiros puderam realizar primeiras consultas onde muitos encontrar valores ‘ esquecidos ‘ em diferentes bancos! Então, segundo dados do banco Central, ainda há muito “dinheiro esquecido” nos bancos e a primeira consulta foi um sucesso!
Depois, no dia 2 de maio, seguir-se-iá uma nova fase da consulta, de 4,1 bilhões de reais, segundo estimativas, aos brasileiros. Mas infelizmente a greve dos servidores do INSS ocasionou o cancelamento da data descubra.
Como funciona o Sistema Valores a Receber?
O Sistema de Valores a Receber (SVR) está proposto pela resolução BCB nº 98, de 1º de junho de 2021. Assim, segundo o governo Federal, a consulta NÃO SERÁ realizada no site principal do BCB. O sistema funciona por meio do site valoreceber.bcb.gov.Br.
Assim, para acessar o Sistema de Valores a Receber (SVR), saber o valor disponível e solicitar sua transferência, você precisará da conta gov.br no nível prata ou ouro.
Como será nova consulta dos valores perdidos?
Quando for liberado o sistema vai entregar consultas. Todas gratuitas e de qualidade superior à primeira consulta aos brasileiros, pelos dos links citados! Assim, os R$ 3,3 bilhões foram entregues na primeira etapa de consulta para 27,3 milhões de pessoas.
Além disso, a partir da segunda etapa, o sistema contará com melhorias e novas fontes de recursos, como:
- Recursos não recolhidos do FGC (Fundo Garantidor de Crédito)
- Recursos não recolhidos do FGCoop (Fundo Garantidor de Crédito do Cooperativismo de Crédito)
- Tarifas cobradas indevidamente, não previstas em Termos de Compromisso assinados pelo banco com o BC
- Parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente, não previstas em Termos de Compromisso assinados pelo banco com o BC
- Contas de pagamento pré-paga e pós-paga encerradas com saldo disponível
- Contas de registro mantidas por sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários e por sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários para registro de operações de clientes encerradas com saldo disponível
- Entidades em liquidação extrajudicial
Herança dos valores esquecidos
Os herdeiros daqueles que possuem resgate de valores perdidos podem receber o dinheiro. No entanto, é necessário confirmar o depósito, a duração do tempo de trablaho e a existência dos valores para que o saque seja liberado. Portanto, é necessário apresentar os documentos de identificação dos herdeiros e a certidão de óbito do falecido incluindo pelo menos um documento que comprove a relação de trabalho.
Data da nova consulta de valores esquecidos
Em nota solta pelo Banco Central, quando decidirem a nova data de consultas avisarão com antecedência. Então por enquanto as consultas seguem suspensas. Fique por dentro do site para saber quando serão disponibilizadas as consultas! Assim que sair avisaremos!
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Assim, quer ficar por dentro e ter nossas notícias todos os dias de forma gratuita! Então nos siga em nossas redes sociais:
ENTÃO CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM DO BLOG!
EM SEGUIDA CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK DO BLOG!
Dica extra: tenha todas as informações sobre a revisão da vida toda e de forma rápida sem precisar ler as notícias e mais: clique aqui, se inscreva e então se preferir, assista!
Veja Também: