Todos conhecem o 13° salário! E neste ano de 2022, pela terceira vez seguida temos novamente o 13° salário adiantado para vários aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Assim, pelo decreto 10.999, de 17 de março de 2022, a antecipação está oficialmente confirmada!
Então, em 22 de março, foi publicado no Diário Oficial da Confederação (DOU) o decreto Dirben / INSS nº 1.002. Essa portaria instrui, regulamenta o decreto 10.999. Assim, a DATAPREV é o órgão público que efetuou os pagamentos aos beneficiários, conforme cronograma já estipulado em duas parcelas. No entanto, existem grupos de beneficiários que receberão um pagamento único de 13º salário em vez de dois! Então, prossiga lendo para entender como será!
Quem tem direito ao 13° salário?
Assim, quem recebe aposentação, doença, morte, auxílio-aposentadoria e auxílio-doença desde janeiro pode receber antecipadamente o 13º salário.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Quem recebe o benefício há apenas alguns meses, ou a partir de maio, deve calcular o valor do abono de 13º salário.
Qual é o valor do 13° salário?
O 13° salário pago tradicionalmente à maioria tem a primeira parcela do 13° salário INSS equivalente à metade do benefício mensal. A segunda parcela paga a outra metade do 13° salário. Em suma, a diferença da primeira parcela é que segunda parcela tem o desconto de Imposto de Renda para quem tem que pagar.
Leia em seguida: INSS liberou surpresa vai cair na sua conta nesse mês! Finalmente
Então quem recebe o ano inteiro recebe o mesmo benefício bruto nestas duas parcelas. Em outras palavras, temos 50 % do valor a primeira e o restante a segunda com a ressalva do Imposto de Renda (IR) caso esteja abrangido pela declaração anual.
Leia em seguida: Contribuiu com o INSS antes de 1994? Então confira essa fortuna que você pode vir a receber
Porém, aqueles que começarem a receber os benefícios após janeiro receberão um pagamento de parcela única que deve ser calculado. Em suma, o cálculo é feito dividindo o salário total por 12 meses e depois multiplicar esse valor pelos meses trabalhados.
Leia em seguida: Você tem mais de 60 anos? Receba 5 benefícios garantidos em lei que você não sabia
Quais as datas de pagamento da parcela única do 13° salário?
Quem começou a receber os benefícios depois de maio receberá uma única parcela em novembro! Em seguida, o valor será proporcional ao número de meses em que o beneficiário recebeu o benefício. Então, as datas de pagamento do 13° salário seguem a tabela abaixo:

Leia também:
Surpresa para todos os aposentados; Bolsonaro ASSINOU DECRETO
INSS: Aposentados podem receber 3 parcelas de R$1500! Então confira quem tem direito a receber
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita! Então nos siga em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!