A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) agora é digital e você não precisa mais estar com o “papel” em mãos para comprovar ser habilitado. Tudo isso é possível graças à CNH digital. A grande novidade está causando dúvidas em muitas pessoas, pois o processo para emitir é novo, então vamos explicar tudo.
Assim, se você quer ficar por dentro dessa novidade, venha entender como emitir sua cnh digital de um jeito simples e rápido. Continue conosco!
Como funciona a CNH digital?
A Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica (CNH-e), mais conhecida como cnh digital, é uma forma que o governo encontrou de inserir a documentação eletrônica para os motoristas. Assim, não é necessário andar com a carteira em papel.
Todos os estados brasileiros e órgãos fiscalizadores já aceitam a versão eletrônica do documento e por isso podemos dizer que em breve a cnh digital vai estar presente na vida de todos habilitados.
Leia mais: Empréstimo da margem social libera R$20 mil: Veja quem tem direito
Contudo, mesmo com o grande avanço por parte da administração pública, muitas pessoas ainda tem bastante dúvida sobre o processo de emissão da carteira. É possível notar que muitos motoristas não têm muita afinidade com os documentos digitais e nem sabem por onde começar o processo de emissão.
Sendo assim, nada mais justo do que esclarecer todas as informações mais importantes sobre a CNH digital e seus detalhes. Acompanhe os próximos parágrafos para ficar por dentro de todos os pontos principais.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Como emitir a versão digital deste documento?
Em primeiro lugar é necessário estar com um celular smartphone em mãos. Para ter acesso a CNH-e o motorista precisa fazer o download do aplicativo e começar a inserir alguns dados pessoas importantes para a identificação.
Leia mais: CHEGOU AO FIM! Consignado do INSS não terá mais limites de linha de crédito; entenda
Sendo assim, vamos disponibilizar um passo a passo detalhado sobre todos os pontos a seguir na hora de emitir a cnh social:
- Acesse a loja de aplicativos do seu sistema operacional e busque pelo aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (Android e iOS)
- Uma vez instalado, abra o aplicativo e insira as informações oficiais que o app pedir com base no cadastro do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran)
- Informe o número do seu CPF (Cadastro da Pessoa Física) e outras informações que o app solicitar
- Feito isso, o sistema enviará uma mensagem via e-mail para que você realize a validação da sua conta e do e-mail.
- Está pronto! Confira bem as informações e reporte qualquer coisa que apareça errado
O grande problema na emissão da CNH digital é que para realizar o processo acima você precisa estar com o modelo atualizado da carteira. Esse novo modelo é o que tem um QR Code no verso do documento. Caso o seu modelo seja o antigo, será necessário emitir uma segunda via atual do documento.
Confira como solicitar a segunda via logo abaixo
Providencie a CNH atualizada
Como acabamos de ver, para ter a CNH-e é necessário estar com o modelo atual do documento físico. Assim, as pessoas que não tem o modelo novo precisam emitir a segunda via da habilitação e para isso você precisa dos seguintes documentos:
- Carteira de identidade (original e cópia);
- CPF (original e cópia) – dispensável se o número do CPF estiver presente no RG;
- Comprovante de residência emitido nos últimos 3 meses (original e cópia).
Leia mais: Governo libera pagamento para taxistas; saiba como receber o benefício
Vale lembrar que alguns estados disponibilizam esse atendimento todo de forma online, o que facilita e muito a vida dos motoristas.
Validando sua cnh digital
Mesmo com cadastro pronto e os dados inseridos dentro da plataforma do aplicativo, o sistema exige que o motorista valide todos os dados da sua documentação digital e, para isso existem três opções:
Leia mais: Você tem mais de 60 anos? Receba 5 benefícios garantidos em lei que você pode receber
- Validação através do reconhecimento facial;
- Validação via certificado digital;
- Validação através do atendimento presencial no Detran.
A etapa da validação cadastral é importantíssima para que as autoridades possam conferir sua CNH digital em uma abordagem.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!