A prova de vida INSS 2022 é um documento importante para assegurar os benefícios da Previdência Social. Em suma, ela permite regular a liberação de aposentados e pensionistas.
Esta obrigação estava suspensa durante o Covid-19. No entanto, o processo foi retomado em meados de 2021, e os segurados foram obrigados a fazê-lo. Como está então em 2022? Confira abaixo ao longo do texto onde explicaremos cada ponto da prova de vida!

A prova de vida do INSS é obrigatória?
Em 2022, há muitas pessoas, aposentadas, pensionistas e outros, com dúvidas se a prova de vida do INSS é obrigatória. Em fevereiro de 2022, o INSS editou um novo regulamento contendo regras para a execução da prova de vida. Dessa forma, a novidade elimina as obrigações presenciais e estabelece novas formas de realizar os procedimentos.
Leia em seguida: INSS liberou grana extra para aposentados; Então consulte se seu nome está na lista
As agências de previdência social irão utilizar bancos de dados públicos para assegurar que os beneficiários estão vivos, sem a necessidade do presencial. Ademais, certas situações poderão ser consideradas como prova de vida quando o novo sistema estiver estabelecido.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Dessa forma alguns desses atos são: votação nas eleições, vacinação, uso da carteirinha do SUS entre outros. No entanto, alguns ajustes no sistema INSS ainda estão em andamento. Assim, é esperado que esteja pronto até 31 de dezembro de 2022. Portanto, se o segurado não apresentar comprovante de vida, pode encerrar-se o pagamento do benefício após as notificações.
Leia em seguida: Empréstimo consignado do INSS: entenda todo o aumento da margem em 2022
Quais os casos que perdem o benefício por falta de prova de vida?
Em alguns casos, o INSS poderá notificar o beneficiário para prova de vida. Mas isso só acontece se o sistema não conseguir identificar nenhum tipo de informação que comprove a vida do segurado. Desta forma, a prova de vida é realizada online.
Leia em seguida: Salário mínimo dos aposentados vai subir; Assim, veja novo valor do salário INSS
O calendário de 2022 não tem prova de vida, basta acessar o aplicativo do INSS ou site do governo e passar na biometria. Sendo assim, os benefícios só podem ser cancelados se não for encontrado comprovante de vida e a notificação não for respondida.
Leia também:
INSS liberou surpresa vai cair na sua conta nesse mês! Finalmente
Contribuiu com o INSS antes de 1994? Então confira essa fortuna que você pode vir a receber
Você tem mais de 60 anos? Então receba 5 benefícios garantidos em lei que você não sabia
Surpresa para todos os aposentados; Bolsonaro ASSINOU DECRETO
INSS: Aposentados podem receber 3 parcelas de R$1500! Então confira quem tem direito a receber
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita! Então nos siga em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!