A revisão da vida toda é um tema bem comentado ultimamente. Afinal, os aposentados e pensionistas aguardam há algum tempo uma resposta do STF, Superior Tribunal Federal.
Essa é uma ação que pode alterar significativamente o valor de muitas aposentadorias. Mas a resposta sobre esse processo ainda não saiu. Saiba como anda a votação!
O que é a revisão da vida toda?
A revisão da vida toda é, como o próprio nome já diz, uma revisão para que os aposentados e pensionistas tenham a chance de recalcular o seu benefício. Mas somente se tiver que incluir contribuições feitas a partir de julho de 1994.

Leia mais: Resultado favorável! Conheça como está a situação da Revisão da Vida Toda no STF
Afinal, antes de 1999, o cálculo para que a aposentadoria fosse concedida era realizado com a soma média dos últimos 36 salários de contribuição. Com essa alteração, muitos trabalhadores tiveram que contribuir com valores mais altos ao final de sua vida profissional. Dessa forma, teriam um salário maior após se aposentar.
O problema é que muitos que contribuíram antes de 1994 não puderam considerar seus pagamentos. Portanto, tiveram uma queda drástica em seu benefício.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Quando sai a revisão da vida toda?
A revisão da vida toda é uma tese que depende da liberação do STF. Afinal, no último ano ele foi responsável pela votação do tema, ao ser dada como ganha para os aposentados e pensionistas. Mas a votação ocorreu em um plenário virtual, o que fez muitos parlamentares solicitarem um plenário presencial.
Leia mais: Revisão da Vida Toda INSS: aposentados terão aumento de salário em breve; confira
Essa é uma questão que poderia anular o voto do ex-ministro Marco Aurélio, na época. Isso caso houvesse um plenário físico. Porém, o próprio STF criou uma regra que não invalida o voto dos ministros aposentados.
Atualmente, não se sabe quando a revisão da vida toda irá sair. Mas o que podemos afirmar é que, caso haja um plenário presencial, os votos anteriores não serão anulados. Entretanto, existe a chance do tema ser encerrado, dando a vitória para os aposentados e pensionistas.
A revisão da vida toda vale a pena?
Caso a revisão da vida toda seja aprovada, é necessário muita cautela antes de entrar com o pedido. O ideal é fazer um cálculo antes de iniciar a ação para saber se ela será vantajosa ou não.
Leia mais: Aposentados podem receber aumento de salário com a revisão da vida toda; Confira
Portanto, aconselhamos você a solicitar a ajuda de um advogado especializado nesse assunto. Assim, ele poderá fazer o devido cálculo, orientando se a ação pode ser positiva ou não.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!