O CadÚnico 2022 é um registro que autoriza o governo saber quem são e como vivem as famílias de baixa renda do País.
Quem o criou foi o Governo Federal, contudo é atualizado e operacionalizado pelas prefeituras de forma gratuita. Ao se inscrever ou atualizar os dados no CadÚnico, você pode tentar participar de vários benefícios sociais.
Cada programa social possui uma exigência diferente, mas o primeiro passo é ter sempre seu cadastro devidamente atualizado.
Veja lista abaixo de programa que precisa do CadÚnico

Leia mais: Evite golpes com o seu nome!
- Programa Auxílio Brasil
- Programa Minha Casa, Minha Vida
- Bolsa Verde – Programa de Apoio à Conservação Ambiental
- Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI
- Fomento – Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais
- Carteira do Idoso;
- Aposentadoria para pessoa de baixa renda;
- Programa Brasil Carinhoso;
- Programa de Cisternas;
- Telefone Popular;
- Carta Social;
- Pro Jovem Adolescente;
- Tarifa Social de Energia Elétrica;
- Passe Livre para pessoas com deficiência;
- Isenção de Taxas em Concursos Públicos.
CadÚnico 2022: Inscrição online?
Leia mais: Como sacar o auxílio caminhoneiro? Datas e valores de pagamento
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
O cadastramento não pode ser realizado por meio da internet! É preciso ir até o setor responsável pelo Cadastro Único em sua cidade para se inscrever.
Quem pode usar o CadÚnico 2022?
Todas as famílias ou pessoas que moram sozinhas, podem se cadastrar se, no caso, somando o salário de todas as pessoas da famílias e dividindo pelo número de membros da família, o valor for de metade do salário mínimo.
Além disso, também pode se inscrever a família que somando o salário de todas as pessoas for de três vezes o salário mínimo.
Bem como, cidadãos que estiverem em situação de rua, ou até mesmo você pode não se enquadram em nenhuma dessas situações, mas precisa fazer seu cadastro para receber um serviço que exija isso.
Etapas para o cadastro
Em primeiro lugar procure saber onde é realizado o CadÚnico na sua cidade. Posteriormente, preferencialmente mulher, que seja maior de anos, faça o cadastro em nome de toda a família.
Vale ressaltar, que, a pessoa que for fazer o cadastro será o responsável pela Unidade Familiar (RF) no CadÚnico.
Leia mais: Auxílio será liberado para taxistas confira como receber
O Responsável pela Unidade familiar deve sobretudo comparecer no local, no dia marcado para a entrevista, tendo em mãos o CPF e o Título de Eleitor no caso do responsável pela Família Indígena.
Já o Responsável pela Família Quilombola deve ter em mãos pelo menos um desses documentos:-CPF, Título de Eleitor, Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI), ou outros documentos de identificação, como Certidão de Casamento, Carteira de Identidade (RG) e Carteira de Trabalho.
Além disso, demais membros da família deve comparecer com pelo menos um desses documentos: CPF, Título de Eleitor, ou outros documentos de identificação, como Certidão de Casamento, Carteira de Identidade (RG) e Carteira de Trabalho.
O RF deve ter em sua posse os documentos de todas as pessoas que compõe a sua família, sendo a Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, CPF, Carteira de Identidade (RG), Carteira de Trabalho ou Título de Eleitor.
Faltou algum documento o que acontece?
A prefeitura é obrigada a realizar mesmo assim o cadastramento da família, entretanto, a mesma não poderá participar dos programas sociais liberados pelo governo.
Para realizar o cadastro, leva-se aproximadamente 1 hora.
Leia mais: Fim das linhas de crédito para aposentados: Ótima notícia
Dica bônus:
Portanto, receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.