O auxílio caminhoneiro iniciou pagamento a vários caminhoneiros brasileiros na terça feira, dia 09 de agosto! Assim, foram liberadas duas parcelas, dos meses de julho e agosto sendo 2.000 reais para cada um! Mas vários ficaram de fora e precisam regularizar seus dados com o órgão responsável para receber!
Sendo assim, o Ministério do Trabalho e Previdência divulgou os números desta primeira etapa, sendo 190.861 caminhoneiros, somando um volume de recursos de cerca de R$ 381,8 milhões. Então não fique de fora, continue lendo para entender melhor!

Como funciona o auxílio caminhoneiro?
O Auxílio Caminhoneiro, também conhecido como Benefício Emergencial aos Transportadores Autônomos de Carga é um benefício com intenção de ajudar os trabalhadores autônomos, no caso caminhoneiros.
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Neste caso em específico o motivo da criação do auxílio é a alta nos preços de combustível. Assim, o beneficio, é uma forma de compensar os reajustes dos preços de combustível, amenizando o prejuízo sofrido por esta categoria de trabalhadores.
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Nesta etapa, quem estava com cadastro ativo no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTR-C), da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) em 31 de maio de 2022, tiveram operações de transporte registradas na ANTT em 2022 já receberam o benefício!
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Como realizar o cadastro?
O auxílio caminhoneiro foi pago para 200 mil brasileiros, mas era previsto pagamento para 900 mil! Isso porque a empresa que ficou responsável por reconhecer os beneficiados com base nos dados da ANTT, DATAPREV, não conseguiu regularização de boa parte dos caminhoneiros! Então não realizou o pagamento!
Então, quem está com situação pendente no RNTR-C ainda pode se regularizar! Assim os que contam com cadastro ativo no RNTR-C, mas sem registro de operação de transporte do ano de 2022, devem fazer a regularização entre os dias 15 e 29 de agosto. Esta regularização é feita no Portal Emprega Brasil, ou no aplicativo Carteira de Trabalho Virtual. Quem não cumprir o prazo não terá acesso as três parcelas pagas pelo governo.
Como saber se estou apto a receber o auxílio caminhoneiro?
Para consultar a situação no RNTRC, siga para a consulta no site da ANTT. Em seguida faça a busca utilizando informações do transportador, da localidade ou do veículo. O transportador inscrito no RNTRC deve também deixar atualizado os seus dados cadastrais, como endereço, contatos, vínculos ou informações específicas de acordo com a categoria.
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Os pedidos de alteração de dados cadastrais devem ser realizados por meio do RNTR-C Digital ou pessoal nos pontos de atendimento credenciados pela ANTT. Em seguida, você poderá ver informações sobre os resultados do processamento e os pagamentos realizados poderão ser consultados na página eletrônica https://www.gov.br/trabalho-e-previdencia/pt-br/assuntos/beneficiocaminhoneiro.
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