Era previsto para que no mês de maio ocorresse a liberação da segunda etapa de pagamentos do Sistema de Valores a Receber (SRV).
No entanto, devido a greve dos funcionários do Banco Central (BC) a data foi adiada. Porém, a greve já terminou e o BC ainda não divulgou a nova data. O atraso é devido ao SRV estar sendo reformulado com melhorias. O Banco Central divulgou que a previsão de pagamentos na segunda etapa é no valor de R$ 4,1 bilhões.
Quem pode receber os valores esquecidos?
O Banco Central criou então o Sistema de Valores a Receber como uma forma de devolver aos brasileiros valores esquecidos em instituições financeiras.
Leia Mais: Maravilha: Aposentados tem dinheiro disponível para saque na CAIXA
Dessa forma, estes valores pertencem a pessoas físicas ou jurídicas e ambas tem direito ao saque do valor. Então, durante a primeira fase do programa foram devolvidos os valores de quem:
- Encerrou conta-corrente ou poupança com valor remanescentes
- Pagou descontados direto da fonte de pagamento do beneficiário
- Participou de Cooperativas e tem direito a cotas capital e rateio de valores
- Pagou consórcio e não foi contemplado ou não resgatou os valores
No entanto, a segunda fase de pagamentos incluíra novos tipos de crédito a serem devolvidos.
Assim, é importante destacar que os tipos de crédito utilizados como critério na primeira fase de pagamentos continuarão sendo pagos na segunda etapa no caso.
Quais as novas fonte de pagamento da segunda fase de pagamento

De acordo com o Banc Central serão incluídas sete outras fontes de valores “esquecidos”, quais sejam:
- Tarifas cobradas indevidamente, não previstas em Termos de Compromisso assinados pelo banco com o BC;
- Parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente, não previstas em Termos de Compromisso assinados pelo banco com o BC;
- Contas de pagamento pré-paga e pós-paga encerradas com saldo disponível;
- Contas de registro mantidas por sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários e por sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários para registro de operações de clientes encerradas com saldo disponível;
- Entidades em liquidação extrajudicial;
- Fundo Garantidor de Crédito;
- Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito.
Leia Mais: Pagamento do novo cartão benefício INSS vai demorar: Confira
Como consultar se tenho valores esquecidos a receber
Assim, a segunda etapa de Valores a Receber será um pouco diferente da primeira fase. Desse modo, não será necessário um novo agendamento para fazer o saque dos valores devidos.
Leia Mais: Para idosos: Veja as principais formas de evitar o endividamento
Isto significa então que no ato da primeira consulta o beneficiário poderá requerer o saque do valor esquecido.
Quando informada a data para consultar o SRV, acesse o site do Banco Central e selecione opção “Sistema de Valores a Receber” ou entre diretamente no seguinte endereço valoresareceber.bcb.gov.br.
O login deverá ser pela conta do Gov.br nível prata ou ouro (caso ainda não possua cadastro no Gov.br, basta acessar o site ou o aplicativo para fazer o cadastro).
Assim, será disponibilizado as informações de qual instituição financeira devolverá o valor, a origem do valor esquecido e o montante quer será recebido.
Após a consulta basta então selecionar a opção que prefere para receber o pagamento, seja via PIX ou pessoalmente via instituição financeira. Vale lembrar que o SRV possuíra novas informações. Portanto, aqueles que não receberam valores na primeira etapa ou até mesmo aqueles que resgataram valores na primeira etapa. Devem fazer a consulta para verificar se não existe saldo.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o PIS/PASEP. Clique no link e saiba mais:
Caixa vai pagar R$23,7 bilhões pelo PIS PASEP; veja quem tem direito
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.