Devido a crise econômica que enfrenta o Brasil, o governo criou diversas de medida para movimentar a economia do país. Uma das medidas foi a autorização do saque do FGTS inativo para os trabalhadores que possuem direito a ele, veja como sacar fgts inativo.
O que é FGTS e quem tem direito
Para ter direito ao FGTS o trabalhador deve ter a carteira assinada. Além de trabalhadores celetistas, também recebem o benefício os seguintes grupos, confira em seguida:
- empregados domésticos;
- empregados temporários;
- empregados avulsos;
- safreiros;
- atletas profssionais;
- trabalhadores da area rural
Desse modo, o FGTS se trata de uma conta que deve ser aberta pelo empregador em nome de seu empregado, na qual deverá ser depositado um valor mensalmente.
Leia Mais: Pagamento do 14º Salário liberado esse mês pelos bancos; Confira como funciona essa liberação
O valor do FGTS não é descontado do salário do trabalhador. No entanto, mesmo que o valor seja depositado em nome do trabalhador, o saque dos valores não pode ser feito a qualquer tempo. Assim, existem regras e o FGT só pode ser sacado em algumas situações.
O empregador deverá recolher como FGTS o valor de 8% sobre o valor do salário mensal do trabalhador. Este valor será depositado até todo o dia 7 do mês. Porém, caso haja atraso no deposito do valor, o empregador deverá pagar juros e acrescentar correção monetária.
Para os empregados domésticos o recolhimento é feito então de uma forma um pouco diferente. Já que para esse grupo será recolhido 8% do valor do salário mensalmente e também será depositado 3.2% como uma forma de antecipar o recolhimento da rescisão. Totalizando, portanto, um valor de 11,2%.
Sendo assim, o valor do FGTS é como uma poupança forçada que protege o trabalhador demitido sem justa causa. Pois, em caso de demissão o valor do fundo poderá ser resgatado e é uma forma de o trabalhador se manter até retornar ao mercado de trabalho.
O que é o FGTS inativo?
O FGTS inativo significa dizer que a conta na qual era depositado o beneficio está inativada. Seja porque o empregado foi demitido e por isso o empregador não faz mais depósitos. Ou porque o empregado fez pedido de demissão e dessa forma o empregador para de recolher os valores.
Leia Mais: Novo RG digital começa a ser emitido em AGOSTO; saiba como fazer o seu
Ocorre que mesmo a conta não sendo mais movimentada por novos depósitos, os valores que ali já estavam depositados são atualizados monetariamente e recebem juros.
Portanto, o governo como medida para movimentar a economia, decidiu liberar que o saque deste valores sejam feitos pelos trabalhadores.
Como sacar fgts inativo FGTS inativo?

O saque do FGTS inativo beneficia trabalhadores que pediram demissão ou foram demitidos por justa causa até 31 de dezembro de 2015.
Dessa forma todos o valores depositados na conta do FGTS podem ser sacados, não havendo limite de valor.
Como consultar meu saldo do FGTS?
Para consultar o valor do FGTS depositado em seu nome e para requerer o saque basta então acessar o aplicativo FGTS, criado pela Caixa Econômica Federal.
Leia Mais: Revisão da Vida Toda: Saiba quem pode pedir!
Ao requerer o saque será disponibilizado assim escolher a conta para a qual o trabalhador quer que seja feita a transferência.
O aplicativo está disponível para download em celulares android e ios.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o AUXÍLIO BRASIL. Clique no link e saiba mais:
Liberação do novo empréstimo Auxílio Brasil: Saiu datas
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.