Você conhece o sistema valores a receber do Banco Central? o SVR é fornecida pela Resolução 98 do BCB, de 1º de junho de 2021. O sistema funciona por meio do site valoreceber.bcb.gov.Br e permite que pessoas físicas e jurídicas saibam se têm dinheiro sobrando em bancos e outras instituições financeiras.
Sendo assim, tiveram uma primeira fase de consultas que foi um sucesso. Mas terá segunda fase por agora? Confira mais informações abaixo com o texto!

Como funciona consulta dos “valores esquecidos” do Banco Central?
O Banco Central realizou a primeira fase de consultas, que foram classificadas como bem sucedidas, pois conseguiram devolver grandes somas de dinheiro a vários brasileiros. Além disso, estima-se que serão devolvidos 4,1 bilhões de reais na segunda fase!
Leia em seguida: Salário mínimo dos aposentados vai subir; Assim, veja novo valor do salário INSS
O Sistema de Contas a Receber (SVR) é regulamentado pela Resolução BCB nº 98, de 1º de junho de 2021. Portanto, de acordo com as normas do governo federal, as consultas não podem ser feitas no site principal do BCB.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
O sistema funciona por meio do site de recebíveis do banco central. Portanto, para acessar o sistema de Contas a Receber (SVR), saber quais os valores disponíveis e solicitar suas transferências, você precisará de uma conta gov.br nível prata ou ouro.
De onde vem os “valores a receber” do Banco Central?
Não é possível acessar o SVR através da conexão Registrato. Além disso, a partir da segunda fase, o sistema conta com melhorias e novas fontes de recursos, como:
Leia em seguida: Empréstimo consignado do INSS: entenda todo o aumento da margem em 2022
- Recursos não recolhidos do FGC (Fundo Garantidor de Crédito);
- Recursos não recolhidos do FGCoop (Fundo Garantidor de Crédito do Cooperativismo de Crédito);
- Tarifas cobradas indevidamente, não previstas em Termos de Compromisso assinados pelo banco com o BC;
- Parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente, não previstas em Termos de Compromisso assinados pelo banco com o BC;
- Contas de pagamento pré-paga e pós-paga encerradas com saldo disponível;
- Contas de registro mantidas por sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários e por sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários para registro de operações de clientes encerradas com saldo disponível;
- Entidades em liquidação extrajudicial.
Quando será nova consulta do Banco Central?
O banco central adiou a nova fase do SVR, que estava prevista para maio devido a uma greve dos funcionários. A greve afetou o progresso do desenvolvimento do sistema.
Leia em seguida: INSS liberou grana extra para aposentados; então consulte se seu nome está na lista
O motivo da greve é o aumento salarial. Os servidores estão em greve desde o início de abril e voltaram ao normal após várias semanas. No entanto, ainda não há data disponível para a segunda fase, que estava originalmente prevista para 2 de maio e teve que ser adiada.
É por isso que muitos aguardam ansiosamente o retorno do sistema de valores de recebíveis. Em suma, é uma ansiedade que quando ajuda indivíduos e empresas a saber se devem ou não depositar dinheiro em bancos e outras instituições financeiras, o tipo de conselho que sai rapidamente. Assim eles podem saber o valor e como solicitar o reembolso.
Gostou do conteúdo sobre valores a receber banco central? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS. Clique no link e saiba mais.
Leia em seguida: SAIU AGORA: Veja o que a justiça determinou sobre o pagamento dos Precatório INSS
Dica bônus:
Receba nossas informações todos os dias de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!