STF aprovou o aumento de salário judiciário em 18% para alguns grupos! Veja aqui quem pode receber esses novos valores!
Veja também o vídeo abaixo para entender tudo sobre esse novo aumento!
STF aprovou o novo aumento em sessão secreta!
Foi finalmente votado para uma nova proposta em uma reunião virtual e privada na quarta-feira o aumento dos salários. Sendo assim, com esta nova proposta, os salários dos servidores públicos e magistrados do judiciário devem ser aumentados em 18%.
Assim, com esses votos já contados, o tribunal acabará obtendo uma maioria para enviar ao Congresso. O congresso será então responsável por aprovar de fato esse reajuste dos salários do judiciário.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Veja tudo sobre o julgamento do aumento de salário no judiciário
Até agora, com sete votos a favor, aprovaram então finalmente a proposta de orçamento do tribunal para o próximo ano.
Leia também: Bolsonaro acaba de assinar decreto: Atenção aposentados, confira agora o que mudou
De acordo com a proposta, os salários dos ministros, como resultado, são limitados aos servidores públicos. Destes, atualmente cerca de 39.300 reais, serão ajustados para 46.300 reais até 2024.
Isso porque os reajustes propostos pelo STF são escalonados e realizados em quatro fases, que não são cumulativas, e são realizadas em abril e agosto do ano seguinte, respectivamente. Além disso, em janeiro e julho de 2024.
Por fim, o presidente do STF, Luiz Fux, documentou isso em relatório enviado a outros ministros, seguido de recomendações ao STF pela Associação dos Magistrados e servidores de nível superior. Destes, até 40%, no entanto, acabou sendo reduzido para 18% escalonado após fazer pesquisas nesta área técnica da quadra, o que acabou resultando em sua classificação final como “recomendações viáveis”.
Se após a sessão executiva, o tribunal deve divulgar a pontuação correta e mais detalhes dessa discussão.
Reajuste aprovado pelo STF do novo aumento
Em 10 de agosto, o STF aprovou um novo aumento salarial para o Judiciário. O que aconteceu foi que o salário pago ao Ministro da Corte na época era de 39.293 reais, que passou para 46.366 reais.
O reajuste do teto do judiciário também deve afetar outros poderes, pois também eleva o teto salarial dos servidores públicos federais.
Leia em seguida: Valores esquecidos das Cotas do PIS e do PASEP – Veja se você tem direito a receber!
Segundo cálculos do IFI, deve ter um impacto de 5,5 bilhões de reais em 2024 e 2025. De acordo com o Siga Brasil, 34,8 bilhões de reais foram usados para pagar o judiciário em salários e honorários no ano passado.
Dessa forma, com potencial de aumento de 18%, o gasto anual do país chegará a 41,1 bilhões de reais, um aumento de 6,3 bilhões de reais do salário judiciário. Sendo assim, segundo cálculos semelhantes do Ministério de Relações Públicas, acabou por apresentar um aumento de 1 bilhão de reais, passando de 5,4 reais para 6,4 bilhões de reais este aumento do salário judiciário.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o mundo dos aposentados e pensionistas! Clique no link e saiba mais.
Alerta para todos contra golpe! Pagamento antecipado INSS 2022
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!