O empréstimo Auxílio Brasil já está aprovado para todos os beneficiários do território nacional. Entretanto, o ministro da cidadania disse que pode demorar um pouco mais para a liberação porque falta sair as regras e regulamentações dos empréstimos consignados para esse grupo.
Veja como vai funcionar o empréstimo consignado para esses grupos e quando os será possível pegar esse benefício!
Empréstimo Auxílio Brasil está aprovado
Primeiramente, o presidente Jair Bolsonaro sancionou a Lei 14431 recentemente e com isso todos os beneficiários do programa de repasse de renda nacional Auxílio Brasil, o antigo Bolsa Família, já podem aproveitar a medida. Com essa nova ajuda, o governo pretende amenizar os maus efeitos econômicos que a pandemia trouxe para as famílias que estão em situação de pobreza ou extrema pobreza.
Leia mais: INSS: Abono extra de R$2424 pode ser liberado em breve; veja quem tem direito
Nesse sentido, o programa de empréstimo vai ajudar cerca de 20 milhões de pessoas que hoje estão com o cadastro em dia nas bases de dados do Governo Federal. É importante destacar que boa parte dessas pessoas está concentrada na região nordeste, o mesmo local que apresenta o menor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do país.
Nesse sentido, o Governo espera uma carteira de 18 bilhões para ajudar os beneficiários espalhados, da seguinte forma, pelo Brasil:
- 47% Nordeste
- 29% Sudeste
- 12% Norte
- 7% Sul
- 5% Centro Oeste
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
O empréstimo Auxílio Brasil pode atrasar
O atraso na liberação dos valores deve se dar porque o Ministério da Cidadania ainda precisa editar as regras complementares que vão ditar o processo de liberação dos valores. A partir disso é que as instituições financeiras começam a operar os créditos para esse público de beneficiários.
Com isso, a informação do ministro Ronaldo Bento, atual ministro da cidadania, é de que a publicação dessas normas está prevista para sair até o início do próximo mês. Nesse sentido, os valores vão começar a sair para todos.
Leia mais: Está endividado? FIM DAS DÍVIDAS! Saiba como limpar seu nome AGORA
“A lei foi aprovada, sancionada pelo presidente, logo em seguida o presidente assinou um decreto. A portaria, o sistema para concessão, habilitação, homologação dessas empresas, uma série de documentos também. Acredito que até início do mês que vem seja tudo regulamentado”, afirmou o ministro, durante entrevista coletiva no Palácio do Planalto. “Em setembro deve estar operacional”, completou Bento.
Muitos bancos vão liberar o empréstimo do auxílio
Recentemente o ministro também informou que, ao todo, já são 17 bancos e instituições financeiras que estão se preparando para operar esses créditos, ou seja, são muitas opções para escolher. Veja a fala do ministro:
“Hoje já temos quase 17 instituições financeiras homologadas pelo Ministério da Cidadania aptas à concessão do empréstimo consignado. É um número que mostra o interesse do mercado em estar disponibilizando o crédito consignado a essa população”
Leia mais: Novo cartão benefício ÓTIMAS NOTÍCIAS – SAIU LISTA INSS
Entretanto, muitas instituições financeiras grandes já afirmaram que não estão interessadas e nem vão buscar trabalhar com esse novo benefício, porque se trata de um alto risco. Ainda assim, o Governo Federal interpreta o empréstimo auxílio Brasil como uma forma de ajudar as famílias a ter mais autonomia nesse momento.
“O objetivo nosso é democratizar o acesso ao crédito. Com o auxílio, bancarizamos grande parte dessa população para fim de melhoria da sua qualidade de vida. Quando você coloca à disposição o direito ao crédito consignado, você está dirigindo a elas mais uma ferramenta para busca dessa autonomia que elas merecem”, argumentou Ronaldo Bento.
Leia mais: Dinheiro está chegando na conta dos aposentados: Confira
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS. Clique no link e saiba mais.
ÓTIMA NOTÍCIA para quem tem ou é representante legal no INSS, confira
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!