O atendimento INSS vai melhorar ainda mais com mudanças recentes! Foi firmado um acordo entre o INSS e a Defensoria Pública! Veja!
Confira no texto todas as informações envolvendo essa nova acelerada dos atendimentos do INSS!
Atendimento INSS vai ficar mais rápido
Na última terça-feira (16), a Defensoria Pública Federal e o INSS assinaram um novo acordo! Por meio desse acordo, o objetivo é ampliar e acelerar o acesso dos brasileiros aos serviços e acesso aos benefícios previdenciários e do BPC.
Leia mais: Restituição Imposto de Renda 2022; veja quem ainda recebe os valores
Com este protocolo, foi finalmente incluída a implementação de um novo sistema próprio para concretizar os serviços dos benefícios do INSS. Dessa forma, estabelece-se um fluxo de comunicação entre as instituições, agilizando a resolução de conflitos de pagamento.
O sistema é projetado para atender os extremamente vulneráveis e analfabetos digitais, e a DPU terá então a possibilidade de auxiliar na execução de solicitações de atendimento e benefícios fornecidos pelo INSS por meio de canais remotos e modelos de atendimento.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Benefícios do novo sistema de atendimento INSS
Assim, o Instituto e a DPU pretendem estabelecer um canal de comunicação institucional para as resoluções extrajudiciais coletivas. A intenção é acabar assim e evitar uma ação coletiva. Houve momentos em que comportamentos como esse acabaram levando anos para encontrar solução.
Segundo Fernanda Hahn, defensora pública federal e coordenadora da Coordenação e Revisão da Previdência Social. Portanto, questões macro devem ser incluídas, envolvendo, em última análise, muitos beneficiários. Essas solicitações acabam sendo levadas ao município, onde terá um canal institucional aberto e responderá pensando sobre o assunto ou consultando a ouvidoria.
Leia também: Dinheiro esquecido do Banco Central: nova data de resgate já está definida?
A parceria também visa, eventualmente, ampliar os serviços prestados aos beneficiários, incluindo orientação e preparação para beneficiários previdenciários.
Além disso, por conta do acordo deste ano, os defensores públicos federais poderão requerer a reabertura do processo de auxílio-benefício, no qual acabaram negados os indeferimentos administrativos por descumprimento do pedido. Desde então, são acumulam-se erros que podem ocorrer ao enviar comunicações.
Sistema implantado gradualmente: Entenda mais sobre o atendimento INSS
A DPU finalmente ressaltou que os efeitos deste novo acordo não serão imediatos. Segundo a agência, a implementação desse novo sistema levará algum tempo para funcionar 100%. Segundo a DPU, ainda levará algum tempo para cadastrar e preparar as unidades. Somente depois disso esse novo tipo de serviço entrará em vigor.
Leia em seguida: Auxílio Brasil 2022: calendário de pagamento de SETEMBRO já foi anunciado; veja quando recebe
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o mundo dos aposentados e pensionistas! Clique no link e saiba mais.
Salário mínimo vai aumentar para 2023: Confira os novos valores
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!