Seu benefício do INSS está atrasado e você não sabe com quem entrar em contato? Veja aqui ou confira aqui um passo a passo de cada etapa para que você possa saber mais sobre o que fazer em seguida!
Benefício atrasado: o que fazer?

De acordo com a lei de procedimentos Administrativos Públicos (lei nº 9.784/1999), o INSS tem 30 dias a partir da apresentação do pedido de benefícios para aceitar ou rejeitar seu pedido. Este prazo também se aplica aos pedidos de exame. Além disso, poderá ser prorrogado por mais 30 dias se o instituto justificar claramente a não análise de seus interesses no prazo legal.
Leia em seguida: Salário mínimo dos aposentados vai subir; Assim, veja novo valor do salário INSS
Isso significa que o tempo máximo para análise de lucro é de 60 dias. Já sei que vocês vão perguntar: o prazo máximo não era de 45 dias (ou 90 dias, se prorrogado)? Bem, na verdade, de acordo com a legislação previdenciária (Decreto 3048/1999), 45 dias se refere ao prazo para o pagamento dos benefícios. Ou seja, após aceitar sua requisição, o INSS tem no máximo 45 dias para iniciar o pagamento. Este período pode ser prorrogado por mais 45 dias se o instituto fornecer uma razão válida.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Veja a tabela para entender melhor os novos prazos para análise de seus pedidos no INSS:
Benefício Previdenciário – Novo Prazo
- Aposentadorias (exceto Aposentadoria por Invalidez) – 90 dias
- Benefícios por Incapacidade (Auxílio Doença e Aposentadoria por Invalidez) – 45 dias
- Auxílio Acidente – 60 dias
- Pensão por Morte – 60 dias
- Auxílio Reclusão – 60 dias
- Salário Maternidade – 30 dias
- Benefício Assistencial (BPC/LOAS) – 90 dias
Atraso em benefícios cresce e preocupa segurados do INSS
Em junho de 2022, havia pelo menos 1,9 milhão de pedidos de Previdência Social, um aumento de 10 % em relação aos pedidos pendentes em janeiro deste ano. Antes dessa tabela imposta pelo STF, o INSS tinha no máximo 45 dias para responder a um pedido de provisão. No entanto, o prazo foi prorrogado e a média agora é de 90 dias. A exceção é a exigência salarial, que leva à demissão de um cidadão por doença.
Leia em seguida: Empréstimo consignado do INSS: entenda todo o aumento da margem em 2022
O próprio INSS garante que alguns pedidos de benefícios não serão retirados por falta de documentação de trabalho. Isso significa que as ferramentas que faltam para aprovação da folha de pagamento podem estar nas mãos do solicitante.
Leia em seguida: INSS liberou grana extra para aposentados; então consulte se seu nome está na lista
Assim, o INSS deve ser consultada sobre o status do pedido. E veja se você precisa reenviar seus documentos o mais rápido possível para uma análise mais rápida. A verificação é feita da seguinte forma:
- Acesse o Meu INSS e faça login com Gov.br;
- Selecione “Verificar meu pedido”;
- Verifique o status do seu pedido e siga os próximos passos através do painel.
Gostou do conteúdo sobre INSS em atraso? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS. Clique no link e saiba mais.
Leia em seguida: SAIU AGORA: Veja o que a justiça determinou sobre o pagamento dos Precatório INSS
Dica bônus:
Receba nossas informações todos os dias de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!