Por conta da falta de atualização de dados no CadÚnico (Cadastro Único) o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) tende a bloquear ou suspender o pagamento do BPC (Benefício de Prestação Continuada) no valor de um salário mínimo (R$ 1.212 em 2022). Nessa matéria confira como desbloquear BPC.
O BPC/LOAS é um benefício assistencial e é pago ao idosos ou pessoas portadoras de deficiência que têm renda de até um quarto do mínimo por pessoa da família (R$ 303 neste ano).
Vale frisar que o BPC é pago mesmo a quem nunca contribuiu com a Previdência.
Quem recebe o BPC passa por uma espécie de pente-fino a cada dois anos.
Se os dados não estiverem devidamente atualizados, existe uma grande possibilidade de bloqueio ou a suspensão da renda.
Para voltar a receber, é preciso atualizar as informações no CadÚnico e, posteriormente, pedir a reativação dos valores no Meu INSS ou em uma agência da Previdência. Neste caso, o atendimento é agendado pelo 135.
Como desbloquear BPC suspenso?

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O beneficiário do BPC deve atualizar seus dados em primeiro ludar, o que é feito em um Cras (Centro de Referência da Assistência Social).
Logo depois, deve procurar o INSS e solicitar o serviço “Reativar Benefício”.
Na Central de Atendimento 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h, o segurado terá de informar que se trata de um pedido de reativação de BPC após atualizar os dados do CadÚnico. Caso queira um atendimento presencial, terá de agendar a ida a uma agência.
Passo a passo de como desbloquear:
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- Acesso o aplicativo ou site Meu INSS
- Clique em “Entrar com gov.br”; informe o CPF e vá em “Continuar”
- Em seguida, digite sua senha e vá em “Entrar”
- Na página seguinte, onde está escrito “Do que você precisa”, digite “Reativar Benefício” e clique sobre a opção
- Atualize dos dados, se for necessário e vá em “Avançar”
- Responda às perguntas feitas e envie a documentação que prove a atualização do CadÚnico
- Explique ao INSS o motivo do pedido de reativação e diga que quer fazer o acompanhamento pelo Meu INSS, pelo 135 ou por email
- Anote o número de protocolo e encerre o atendimento
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Qual a diferença entre bloqueio e suspensão?
Conforme informações anunciadas pelo próprio INSS, existe diferença entre bloqueio e suspensão. Bloqueio é uma ação pontual, que afeta diretamente o pagamento, ou seja o segurado fica sem receber o seu salário.
Já a suspensão impede a geração de qualquer crédito, ou seja, faz com que o BPC deixe de ser pago.
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