Você quer saber qual a diferença entre empréstimo e financiamento? Então veja aqui tudo antes de contratar os serviços!
Ambos podem ser ferramentas poderosas na sua vida financeira, desde que você saiba como usar! Confira!
Empréstimo VS Financiamento
Para quem quer comprar um móvel ou imóvel, medidas como empréstimos e financiamentos são essenciais pois é a maneira mais comum de fazer tais aquisições, uma vez que o brasileiro médio não tem verba para tais aquisições à vista.
O empréstimo normalmente é realizado para valores menores e à curto prazo, para compras pontuais ou dívidas emergenciais, sendo as modalidades mais comuns de empréstimos o empréstimo pessoal e o empréstimo consignado, velho amigo dos aposentados e pensionistas.
Leia mais: Bancos estão oferecendo pagamento de um 14º salário para aposentados
Enquanto isso, no financiamento, a compra normalmente trata-se de algo mais caro como uma casa, um carro, um produto que precisa de valores mais elevados e os pagamentos estendem-se por longos prazos, como parcelas que serão pagas pelos próximos 10 anos por exemplo. Mas não paramos por aqui.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Qual a diferença entre empréstimo e financiamento em:
- Taxas de juros
Os empréstimos costumam ter taxas de juros maiores, pois são procedimentos realizados em períodos de tempo mais curtos, enquanto no financiamento, por ser um procedimento mais longo, os bancos cobram taxas de juros mais amenas, mas não irrelevantes. É normal que ao final de um financiamento você tenha pagado duas ou três vezes o valor total do produto. - Burocracia
Para empréstimos uma análise de crédito feita pelo próprio banco já é suficiente para a liberação de valores em um cartão, por exemplo. Entretanto quanto trata-se de financiamento, a diferença é a necessidade de toda uma comprovação de que haverá como pagar os valores no período definido por sua parte. Dessa forma o empréstimo é definitivamente a opção mais rápida e prática. - Prazos
Financiamentos geralmente são pagos por longos períodos de tempo, como meses ou anos ou até mesmo décadas. Enquanto isso os empréstimos, como o do cartão, geralmente não dividem-se em tantas parcelas e devem ser pagos a cada 30 dias para evitar a cobrança de novas taxas de juros. - Objetivo
O financiamento costuma ter um objetivo específico. Casa, carro, apartamento, um bem declarado ao banco que vai te ajudar a financiar. Enquanto isso o empréstimo é verba livre para que você gaste e em menor valor.
Leia mais: Entenda como proceder em caso do benefício do INSS em atraso
Qual o melhor: Empréstimo ou financiamento?
Como dissemos, as diferenças estão primariamente na finalidade da contratação. Se trata-se de uma dívida pontual e de curto valor, recomenda-se o empréstimo. Para adquirir um imóvel, um carro ou algo de igual valor, é recomendado iniciar um financiamento junto ao banco.
Leia mais: Empréstimo consignado Auxílio Brasil: que dia será liberado?
Uma dica extra para quem faz financiamentos é amortizar o máximo de parcelas possível durante o pagamento, reduzindo assim o juros total da compra.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o mundo dos aposentados e pensionistas! Clique no link e saiba mais.
O que é o novo cartão benefício do INSS? Regras e valores
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!