Abono do INSS é liberado para pagamento
Os aposentados e pensionistas do INSS receberão um abono que deveria ter sido pago nos anos de 2020 e 2021. Agora, esse dinheiro extra será liberado aos beneficiários e algumas decisões sobre sua disponibilização foram feitas. Confira:
Leia mais: SAIU calendário PIS/Pasep! CONFIRA data e tabela de pagamento!
O abono extra do INSS que os aposentados e pensionistas receberão este ano é referente ao 14º salário que está em discussão na Câmara dos Deputados. O valor desse benefício é de R$ 1212 e foi decidido que o pagamento será feito em março.
Agora, o 14º salário está sendo votado nas Comissões da Câmara dos Deputados. Antes de os parlamentares entrarem em recesso, foi votado na Comissão de Finanças e Tributação, onde o 14º salário foi aprovado. Após o recesso, a Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, Deputada Bia Kicis, se comprometeu em sua live a pautar o projeto e definir um relator.
A próxima etapa que o projeto será votado é a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania. Depois, segue para o Senado Federal e para a Presidência da República. A última Comissão que o 14º foi aprovado definiu alguns pontos importantes sobre o pagamento desse abono do INSS, como a data, os valores e quem recebe.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Receberão o abono do INSS aqueles aposentados e pensionistas que ganham o benefício até dois salários mínimos e o valor pago a eles será a mesma quantidade de sua aposentadoria. Ou seja, quem ganha mais que isso não terá direito ao abono extra.
Quanto ao pagamento, a Comissão de Finanças e Tributação definiu que o abono do inss (14º salário) referente ao ano de 2020 será pago em março de 2022 e o abono referente ao ano de 2021 será pago em março de 2023. Essas datas são válidas caso o projeto seja, de fato, aprovado até esse prazo estipulado.
A demora está ocorrendo por divergências entre políticos favoráveis e contra, por ter sido repassado outros projetos julgados mais importantes e por ser necessária uma análise sobre o orçamento liberado para o pagamento do abono do INSS, visto que existe o teto de gastos do governo, ou seja, o valor limite que pode ser gasto pelo poder público.
Leia mais: Saque do FGTS foi liberado. Receba o seu
Se você gostou das informações sobre o abono do INSS (14º salário), compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.
Visite nossas páginas do blog nas redes sociais e nos siga para não perder as últimas informações do INSS: