ABONO EXTRA do INSS para aposentados e pensionistas
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), fará para aposentados e pensionistas, ainda neste ano de 2022, um repasse equivalente a abono extra. Veja a seguir, todas as informações a respeito deste pagamentos e suas respectivas datas que já foram programadas:
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
O calendário de pagamentos, do abono extra do 13° salário do INSS, foi divulgado pelo Governo Federal, após os valores serem reajustados conforme o índice medido anualmente pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor – IBGE), que para este ano, ficou em 10,16%. E, será pago em duas parcelas, começando no dia 25 de agosto.
O 13° salário do INSS, possui amparo na legislação brasileira, como forma de garantir o acesso dos beneficiários do Instituto, sendo pago não somente para aposentados e pensionistas, como também, para beneficiários de salário-maternidade, auxílio-reclusão, auxílio-doença e auxílio acidente, sendo o valor do repasse, equivalente ao período em que o segurado esteve em benefício. Contudo, beneficiários de BPC, não possuem direito, por ser de caráter assistencial.
Em 2020, o Governo Federal, publicou no Diário Oficial da União (DOU), o Decreto de n.º 10.410, que trouxe novas regras a serem seguidas pelo INSS, principalmente, em relação ao pagamento do abono extra, que deve ser pago em duas parcelas, a primeira nos meses de agosto e setembro, já a segunda nos meses de novembro e dezembro, sendo pago junto com o benefício mensal de cada segurado.
Leia mais: Abono extra do INSS: Segurados podem receber até R$ 2424
Confira a seguir, o calendário de pagamentos do abono extra para 2022:

O abono extra, foi antecipado nos últimos dois anos, isso porque, com a pandemia do coronavírus, a economia brasileira foi duramente afetada, trazendo muito desemprego e aumento nos preços dos produtos essenciais para uma boa qualidade de vida. Nesse sentido, os segurados precisaram ajudar seus familiares e infelizmente, o valor recebido mensalmente, que muitos contam com apenas um salário mínimo, não foi o suficiente para se manterem.
Nesse sentido, no final de 2021, o Governo informou, que não irá fazer a antecipação do abono extra do 13° salário, neste ano de 2022, pois a antecipação nos anos anteriores, tinha o viés de ajuda emergencial durante a pandemia, e com o avanço da vacinação no território brasileiro, essa questão não poderia ser levada em consideração para a antecipação ocorrer.
Leia mais: Quem possuí direito em receber os pagamentos do Artigo 29!
Se você gostou das informações sobre o Abono Extra do INSS, compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.
Visite nossas páginas do blog nas redes sociais e nós siga para não perder as últimas informações do INSS: