Similarmente a outros projetos que visavam prestar auxílio à população brasileira na época da pandemia, um projeto de lei posto em ação há dois anos buscava garantir um abono extra para aposentados em necessidade. O valor tinha o objetivo de ajudar os brasileiros para que eles não precisassem recorrer a empréstimos.
Entenda abaixo o que é esse projeto e como ele pode beneficiar aposentados do INSS.
Projeto de lei 341/2021
Em 2021, a deputada Aline Gurgel criou o projeto de lei que prevê um pagamento extra a aposentados e pensionistas do INSS. O público-alvo são aposentados impactados pela crise financeira estabelecida no país e em diversos países ao redor do mundo de 2020, em decorrência da pandemia do coronavírus. Além disso, a proposta visa auxiliar aqueles que recorreram a empréstimos para equilibrar as finanças nesses anos.
Leia mais: Golpe do WhatsApp: Fique por dentro dessas dicas incríveis e não caia no golpe
Atualmente, quase dois anos depois, o projeto ainda tramita na Câmara dos Deputados. Ele já foi aprovado por diversas comissões, como a do Idoso, do Trabalho e Administração e Serviço Público. No entanto, ainda faltam algumas comissões para que a proposta siga em frente até chegar na presidência da república, onde conseguirá a aprovação efetiva.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Quem deve receber
Infelizmente, não são todos os beneficiários que terão acesso a esse pagamento extra. Acontece que a proposta da deputada visa garantir apoio apenas aqueles aposentados que optaram por continuar trabalhando, mesmo após a concessão de suas aposentadorias, para sustentar suas famílias e perderam o emprego durante o período de isolamento.
Leia mais: INSS: Descontos no salário MUDARAM! Veja aqui novos valores
As demissões em massa na época levaram diversos aposentados a recorrerem a empréstimos, algo prejudicial para a economia nacional e para essas famílias. Nesse cenário, se você trabalhou de carteira assinada após alcançar os requisitos para solicitar aposentadoria, você pode ser um dos beneficiados pela proposta, quando aprovada.
Qual o valor e quando deve ser pago?
Resumidamente, a proposta pretende pagar um valor extra de R$ 4500,00 a esses aposentados. Serão ao todo três parcelas de R$ 1500,00. Esse valor será pago pelo INSS.
Leia mais: Notícia quente: Aposentados terão cartão especial do INSS; Saiba como garantir o seu
Contudo, não existe previsão para a aprovação desse projeto de lei – que pode nem acontecer, caso seja vetado. Portanto, não se sabe o futuro dessa intenção de pagamento extra a aposentados.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!