O recebimento dos valores atrasados do INSS é uma parte importante na concessão do seu benefício do INSS, pois ele costuma ser uma grande bolada de dinheiro.
Esses valores vêm sendo acumulados desde a data que você solicitou o seu benefício, ou desde a data em que cumpriu os requisitos da concessão do benefício.
Confira a seguir tudo sobre como receber os atrasados do INSS, seja via administrativa ou judicial.
Quando vou receber os valores atrasados do INSS?
O recebimento dos atrasados do INSS vai depender se o seu pedido foi concedido por meio administrativo do INSS ou via judicial.
Leia em seguida: Novidade: Veja As Mudanças Na Prova De Vida Do INSS
Se o pedido foi administrativo, você vai receber uma carta de concessão na sua residência. Se estiver tudo certo, e você concordar com o valor do benefício, você já pode comemorar. Caso você não concorde com o valor recebido, você pode entrar com uma ação. É válido mencionar que desde o primeiro pagamento, você vai receber os valores atrasados.
Já por meio judicial, você também pode receber os valores atrasados do INSS. No entanto, eles não poderão ser pagos no primeiro momento, e sim através de uma RPV ou Precatório.
RPV e Precatórios
Requisição de Pequeno Valor (RPV) e o precatório são ordens de pagamento emitidas pelo Tribunal Federal, em nome do segurado que teve o seu benefício concedido. Com essa ordem de pagamento, o beneficiário deve ir ao banco ou agência indicados no documento para receber os valores atrasados, no Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal.
Leia em seguida: Notícia Quente: INSS Vai Pagar Mais De R$1 Bilhão Atrasados; Então Veja Quem Vai Receber Aqui
RPV são valores que correspondem até 60 salários mínimos. Em 2023 R$78.120,00.
Precatórios é pago se o valor atrasado for acima de 60 salários mínimos e pode demorar de 1 ano e meio até 2 anos para ser pago.
Pagamento liberado! O que fazer agora?
Se você é beneficiário do INSS e já teve seus atrasados liberados pela Justiça, veja como consultar os valores referentes ao precatório.
Leia em seguida: Notícia Quente: Esses Aposentados Têm Direito A 4 Cartões Com Benefícios; Veja Então Se Você Tem Direito A Eles
O segurado pode fazer esta consulta no site do Tribunal Regional Federal da Região, em que o processo judicial estiver tramitando. Essa respectiva pesquisa pode ser feita por meio do número do processo. Você pode solicitar esse número para o seu advogado previdenciário, ou pode fazer a pesquisa com o número do seu CPF.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!