Governo Lula planeja aumenta o valor das aposentadorias em 20% e rever pontos da Reforma da Previdência. Confira aqui as últimas informações:
A nova gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, deve rever mudanças geradas pela última Reforma da Previdência que ocorreu em 2019. Se você não lembra, a iniciativa alterou regras de acesso a alguns benefícios e modificou os vencimentos dos beneficiários. Resultando, assim, em indignação para os trabalhadores.
Nesse sentido, para reduzir os impactos negativos gerados pela reforma como, por exemplo, aos benefícios de aposentadorias, foram criadas algumas regras de transição. O objetivo estava em não prejudicar aqueles que estavam a poucos passos de conseguir o seu benefício. Contudo, muitos restaram prejudicados, por isso, o governo Lula, busca rever determinadas mudanças.
Siga acompanhando para conferir em seguida todas as informações sobre o aumento de 20% nas aposentadorias.
Mudança nas regras de aposentadorias e pensões
A equipe do governo Lula planeja uma proposta para reaver as regras de concessão de aposentadorias por invalidez e pensão por morte. Esses seriam os benefícios que teriam seus pontos revistos, mas pode haver mudanças até o anúncio oficial.
Leia em seguida: Veja Agora Se O Governo Vai Antecipar O 13º Salário De Aposentados Em 2023
Isso porque, esses benefícios previdenciários, deixaram de ser integrais. Havendo o intuito de modificar a forma de cálculo para aumentar o salário dos beneficiários. Se esperando que a economia prevista pela reforma, fique menor.
Os representantes do GT da Previdência Social, falaram sobe a proposta que o governo Lula deve trabalhar em cima e apresentar. Portanto, em relação à pensão por morte que, no momento, o cálculo é feito com base em 50% no salário de benefício mais 10% por cada dependente. Com a pretensão de subir para uma faixa de 70% a 80%.
Leia em seguida: Notícia Sobre O Bolsa Família Pega Beneficiários De Surpresa; Saiba Por Que
No entanto, o percentual sobre os dependentes, não teria alteração. Já no caso das aposentadorias por invalidez, o valor seria pago no patamar integral. Atualmente, corresponde a 60% da média obtida pelas contribuições do segurado, mais um extra de 2% por ano, que exceda 15 anos de contribuição.
Leia em seguida: Caixa Tem Mais De R$ 300 Milhões Em Prêmios Esquecidos; Saiba Se Você Pode Estar Na Lista
Preocupação com mais vulneráveis
Tanto os benefícios de aposentadorias por invalidez, como o benefício de pensão por morte, há regras que impede que recebam abaixo de um salário mínimo nacional. Entretanto, o problema está relacionado ao fato que diversos beneficiários contavam com uma renda elevada, mas após, passaram a receber um valor inferior.
Leia em seguida: Grana Na Conta Dos Aposentados: Justiça Vai Pagar
Por exemplo, devido à corrosão do poder de compra dos brasileiros, em decorrência da inflação, deixou claro que aqueles que precisam desses benefícios, estão em uma situação ainda mais vulnerável. Desse modo, o governo Lula tem tratado sobre as mudanças com cautela, precisando estar no relatório sobre a Previdência, dentro das ações sugeridas, dentro do prazo de cem dias do início do governo.
Leia em seguida: Vale-Gás Será Pago Em 2023? Saiba Aqui
Consequentemente, as aposentadorias por invalidez e pensões por morte, concedidas após a vigência da reforma, seriam recalculadas. Nesse sentido, lembramos que a reforma passou a produzir efeitos, a partir do dia 13 de novembro de 2019.
Leia em seguida: Notícia Quente: Saiba Como Usar O FGTS Para Economizar Dinheiro De Parcelas
Confira também: FOI CONFIRMADO PAGAMENTO ANTECIPADO 13° + 14° salário 2023?
Dica bônus:
Portanto, receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!