O pagamento dos aposentados do INSS sofrerá alteração. Afinal, a MP 1181/2023 aprovou essa mudança, que tem até 48 horas para ser realizada.
Além disso, o documento fala sobre a criação de um programa para reduzir as filas no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), com o pagamento de bônus para servidores. Dessa forma, os servidores terão um incentivo a mais para auxiliar na diminuição da fila de espera.
O documento fala também sobre o pagamento dos aposentados, que deve cair em até 48h. Entenda os detalhes, a seguir.
Análise da folha de pagamento dos aposentados

O governo federal anunciou no dia 19 de julho um novo protocolo tecnológico para processamento de dados da folha de pagamento dos aposentados do INSS. Portanto, a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev) quer proporcionar mais rapidez na análise das informações de aposentados, pensionistas e outros. Mas também ajudar na diminuição da fila do INSS.
Leia mais: Como Funciona a Dispensa de Perícia Médica no Auxílio-Doença do INSS?
A análise da folha de pagamento terá tempo reduzido pela metade. Antes eram quatro dias ou 96 horas de processamento. Mas agora o tempo passa a ser de dois dias ou 48 horas. Portanto, a média são de 36 de bilhões de dados de remuneração analisados nesta janela de tempo, atingindo até o momento 38,2 milhões de cidadãos.
Com uma linguagem mais moderna de computação, o sistema terá melhor performance e mais rapidez na execução. Todavia, reduz o tempo de processamento da folha pela metade, mais tempo para aferir e analisar a folha.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Bônus da produtividade
O pagamento do bônus de produtividade aos servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) também está na MP 1181/2023. A gratificação será paga dentro do chamado “Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social”, destinado aos funcionários que trabalharem no contraturno na análise de requerimentos e de perícias médicas. Portanto, o prazo de duração do programa é de nove meses, podendo ser prorrogado por mais três, desde que recomendado pelo governo.
Leia mais: Descubra como o novo programa do Governo pode ajudar no INSS!
De acordo com o texto da MP, o programa terá como foco o atendimento dos processos que aguardam análise por mais de 45 dias. Mas também os que possuam prazo judicial expirado, além dos serviços médicos periciais. O bônus aos servidores será de R$ 68, no caso dos administrativos, e de R$ 75, para os peritos, e será pago conforme relação de processos ou serviços concluídos
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!