A suspensão dos processos a respeito da Revisão da Vida Toda foi feita no dia 7 de fevereiro, desde então muitas pessoas que estavam com processos em andamento estão tendo que esperar boas novas quanto ao assunto.
Todavia, o ministro Alexandre de Moraes, determinou que o INSS terá um prazo de no máximo 10 dias para apresentar um planejamento da “revisão da vida toda”. Veja mais sobre como ela vai ficar a seguir.
A Revisão da Vida Toda está ameaçada?
Em primeiro lugar, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, deu ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) um prazo de 10 dias para que o mesmo possa apresentar um planejamento para pagar os segurados que ganharam processos contra o instituto.
Sendo assim, a Revisão que conta com as contribuições feitas antes do Plano Real não está sofrendo ameaças de encerramento.
Leia mais: Urgente! R$ 6 bilhões serão entregues aos brasileiros; Veja como consultar
O objetivo da revisão é incluir no cálculo das aposentadorias todas as contribuições da vida do aposentado, inclusive o tempo de trabalho exercido antes de julho de 1994. E não só fazer o cálculo seguindo as regras do Plano Real.
No entanto, no mês de fevereiro, o INSS protocolou um pedido solicitando a suspensão dos processos da revisão, com a desculpa de que o órgão não tinha recursos e que a decisão ainda não havia sido tomada pelos ministros, e que caso fosse negativa poderia haver um gasto desnecessário.
Quem deve ficar atento às notícias quanto a Revisão da Vida Toda?
Primeiramente, é importante que você entenda que a Revisão da Vida Toda pode não ser boa para todos. Isso, pois, assim como ela pode aumentar, ela também pode diminuir a sua aposentadoria.
Dessa forma, realize antes de mais nada um cálculo levando em consideração todas as suas contribuições ao INSS durante os seus anos de trabalho para saber se a mesma valeria a pena para você.
Leia mais: Notícia quente: R$ 1150 extras para aposentados liberados pelo INSS; Veja como sacar
O que pode fazer com que a sua aposentadoria diminua no cálculo, são as contribuições de menor valor antes da instalação do Plano Real. Para não correr riscos procure um especialista, seja ele um advogado, para te auxiliar no cálculo e na abertura do processo.
Caso a sua aposentadoria aumente com o cálculo, e você abra um processo contra o instituto, é possível receber valores atrasados de até 5 anos!
Quais tipos de benefícios poderão ser revisados com a Revisão da Vida Toda?
A Revisão da Vida Toda não serve apenas para os aposentados, ela também é capaz de aumentar outros tipos de benefícios do INSS! São eles:
- Aposentadoria por Tempo de Contribuição
- Aposentadoria por Idade
- Aposentadoria Especial
- Aposentadoria por Invalidez
- Auxílio Acidente
- Auxílio-Doença
- Pensão por Morte
- Salário Maternidade
Desde que não tenha se passado 10 anos desde o início do pagamento do salário para estes grupos!
Não perca nada!
Tenha em mãos as últimas notícias quanto a Revisão da Vida Toda, e seja o primeiro a saber quando ele voltará a ser pago e de qual maneira o INSS irá realizar os pagamentos! Para isso, basta seguir o nosso Blog!
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.