13º salário: Adiantamento aos aposentados
O 13º salário para aposentados e pensionistas do INSS tem previsão para antecipação no ano de 2022. O pagamento , a princípio, ocorrerá já no início do ano. Veja:
Leia mais: Prazo para contratação de empréstimo ACABOU?
A antecipação do 13º salário vem sendo feita nos últimos anos a fim de ajudar os aposentados com as dívidas que geralmente acontecem após a virada de ano, com todos os gastos que essas datas proporcionam e, também, devido ao aumento que os produtos básicos tiveram ultimamente.
Em 2020, o 13º salário foi pago em 24 de abril e 8 de maio e em 2021, foi pago em maio e junho. Todos os aposentados e pensionistas terão direito a antecipação, com exceção de quem recebe Benefício de Prestação Continuada (BPC), que já não tem direito a parcela de 13º salário
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
O que muitas pessoas têm duvida é porque em 2022 já tem previsão de ser pago o 13º salário logo no início do ano e em anos anteriores, foi pago somente mais próximo ao meio do ano. A justificativa para isso é que para 2022 já foi aprovada a Lei Orçamentária Anual em reunião no final do ano de 2021, antes do recesso.
Nos anos anteriores, essa decisão da Lei Orçamentária atrasou devido a pandemia e eleições na Câmara dos Deputados. Também é importante lembrar que o 14º salário ainda não foi pago aos segurados do INSS. Isso significa que não teve nenhum auxílio de fim do ano aos aposentados e pensionistas e muitos enfrentam dificuldades econômicas, pois quando receberam o 13º salário os preços estavam diferentes de agora e, ainda, tiveram gastos extras devido a Covid-19.
Informações sobre o pagamento do 14º salário
Como já falado anteriormente, o 14º salário para aposentados e pensionistas não foi pago no final do ano de 2021 como havia sido previsto e esperado por todos. O atraso aconteceu por divergências políticas, por demora no encaminhamento do projeto e por votarem outros projetos antes do 14º salário.
Para que o pagamento ocorresse no ano de 2021, a aprovação precisava acontecer por todas as etapas até o dia 22/12, pois é o dia que os parlamentares entraram em recesso. O projeto ainda será votado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, no Senado Federal e na Presidência da República.
O que se sabe até o momento é que o valor foi limitado em até dois salários mínimos e quem ganha mais que isso não será beneficiado. A Comissão de Finanças e Tributações decidiu que as datas de pagamento são: 14º de 2020, pagamento em março de 2022 e 14º de 2021, pagamento em março de 2023. Porém, essas datas são válidas apenas se o projeto for aprovado até lá
Leia mais: Em 2022 milhões de brasileiros vão ser contemplados pela Tarifa Social
Se você gostou das informações sobre adiantamento do 13º salário, compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.
Visite nossas páginas do blog nas redes sociais e nós siga para não perder as últimas informações do INSS: