O Nubank foi acionado pelo Idec, Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, foi responsável por acionar o banco digital em decorrência a supostas falhas de segurança do aplicativo da fintech. O órgão notificou o banco após ter recebido diversas reclamações de clientes. Afinal, de acordo com o veiculado por portais de notícia, as reclamações diziam respeito a falhas de segurança e golpes por meio do aplicativo do banco.
Entre os golpes citados, estão a contratação de empréstimo de modo fraudulento e transferência de valores, feitos depois da invasão de contas. Todavia, a manifestação dos clientes também pode ser observada nas redes sociais do banco. Portanto, o registro das reclamações pode ter sido feito na plataforma do Governo Federal, consumidor.gov.br, ou por meio do site de denúncias Reclame Aqui.
Confira mais detalhes sobre o alerta para o Nubank. Boa leitura.
Nubank emite novo alerta aos clientes
Destacamos que uma das principais reclamações dos clientes foi com relação a falha na verificação do aplicativo. Portanto, em relação a falhas de segurança. No entanto, vale a pena pontuar que o Nubank já havia lançado um alerta para os seus clientes a respeito do golpe que ganhou fama como “fraude de acesso remoto”.
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Portanto, isso significa que os golpistas podem conseguir ter acesso às contas dos usuários a partir do momento que estes fazem o download de aplicativos piratas. Todavia, existem aplicativos que não são oficiais, mas que as pessoas podem procurar baixar mesmo assim, por diversas razões.
Assim, a recomendação do Nubank foi que os clientes atualizem o aplicativo do banco. Todavia, o banco digital ressaltou que essa não é, na verdade, uma falha na segurança do aplicativo.
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O que o banco pode fazer?
Na notificação enviada para o banco, o Idec incluiu a solicitação de que o Nubank apresentasse mais detalhes com relação aos golpes. Portanto, isso pode incluir explicações sobre o motivo de medidas preventivas não terem sido tomadas, mas também explicar o que a instituição financeira está fazendo com relação aos clientes que foram vítimas dessa situação.
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Ainda, vale a pena pontuar que o Nubank já realizou a emissão de uma nota. Nela, manifestou dizendo que trata a segurança dos seus clientes com prioridade. Contudo, ressaltou que está trabalhando em cooperação com as autoridades, que possuem responsabilidade pelo cuidado ao consumidor.
O Nubank ainda aproveitou para reafirmar o seu compromisso com os mais de 70 milhões de clientes. Portanto, confirmou estar mantendo uma vigilância constante com relação ao uso dos serviços, e trabalhando para que consiga lançar ferramentas que possam ser úteis para os usuários se protegerem de possíveis golpes.
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