A partir de 25 de setembro, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou a entrar em contato com segurados para agilizar a realização de perícias médicas e outros serviços oferecidos pela instituição, com foco nos benefícios por incapacidade temporária, anteriormente conhecidos como auxílio-doença, para aqueles que aguardam na fila por mais de 45 dias.
Contato pelo INSS

Para melhorar a comunicação com os segurados, a Central de Atendimento do INSS, pelo telefone 135, agora utiliza o número (11) 2135-0135, que aparecerá na tela do telefone ou celular quando o órgão entrar em contato. Esse contato permite remarcar atendimentos ou antecipar o agendamento de perícias médicas e avaliações sociais.
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É importante observar que o novo número da Central de Atendimento, (11) 2135-0135, não possui WhatsApp e não faz ligações para os segurados. Portanto, é fundamental ficar atento e aguardar a ligação da Central. Caso haja dúvidas ou preocupações sobre possíveis fraudes, o INSS orienta que o segurado entre em contato com a Central pelo número 135, que oferece ligação gratuita. O número de recebimento de SMS da Central permanece o mesmo: 28041.
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Outro detalhe levantado pelo órgão, é que o INSS vai ligar para antecipa a perícia médica e outros serviços, mas não solicita número de documento, foto para biometria facial, número de contas bancárias e senhas.
“O INSS somente entra em contato com o segurado para antecipar atendimento, remarcar consulta, dar informação sobre requerimento, entre outros serviços. E, mesmo assim, é o instituto que informa os dados. Se receber ligação solicitando suas informações ou foto de documento, fuja. É golpe!”, destacou o INSS.
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Situação da Fila de Espera
De acordo com o INSS, atualmente existem cerca de 1,1 milhão de pessoas na fila de espera para perícia médica e concessão de benefícios previdenciários.
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Essa fila inclui 672 mil perícias iniciais, 250 mil avaliações de exames para a concessão do BPC (Benefício de Prestação Continuada) para pessoas com deficiência e 300 mil casos relacionados a outras perícias médicas.
Serviços Oferecidos pela Central
A Central do INSS oferece uma variedade de serviços, incluindo inscrição junto à Previdência Social, solicitação de benefícios, agendamento de atendimentos e consulta de resultados de perícias médicas. O horário de atendimento é de segunda a sábado, das 7h às 22h, seguindo o horário de Brasília.
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Além disso, os segurados podem acessar os serviços online por meio do site ou do aplicativo Meu INSS, disponíveis todos os dias da semana, 24 horas por dia.
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