O PSOL decidirá no dia 17 se fará parte do governo eleito de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ou será independente do governo petista. Segundo a líder do partido, na câmara dos Deputados, a deputada federal Sâmia Bomfim (SP), a segunda opção já tem maioria dentro do partido e pode vencer. Entenda melhor a seguir!
O PSOL não fará parte do governo Lula?
Se a previsão do parlamentar se confirmar, o PSOL optará por ceder cargos no governo federal. “Queremos ter liberdade para nos posicionar como o PSOL sempre se posicionou, como esquerda no congresso Nacional, e para dar voz orientações que sabemos que ninguém vai orientar”, disse Sâmia à coluna.
Leia em seguida: INSS: Idosos vão receber o décimo quarto salário; Veja quando será pago esse abono, datas e valores! Confira como receber essa grana
As decisões são tomadas em reunião da direção nacional do partido. A defesa da independência deve enfrentar a resistência de duas figuras de destaque dentro do partido: seu presidente, Juliano Medeiros, e o deputado federal eleito Guilherme Boulos (SP), que hoje integram a equipe de transição de Lula.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
A deputada reconhece que não há unanimidade em torno da posição que ela e outros apoiadores defendem.
Entre parlamentares que apoiam a proposta estão os deputados federais Talíria Petrone (RJ), Glauber Braga (RJ) e Fernanda Melchionna (RS) e a vereadora e deputada federal eleita Erika Hilton (SP), segundo Sâmia Bomfim.
Leia em seguida: Revisão da vida toda do INSS pode render uma BOLADA; saiba mais
Por que o PSOL está recusando apoio ao Lula?
O líder do PSOL na câmara afirma que o apoio dado o lula durante as disputas eleitorais não deve ser confundido com a postura que o partido adotará nos próximos quatro anos.
Leia em seguida: Quando será liberado o décimo terceiro salário para beneficiários do Auxílio Brasil?
E nega qualquer intenção de minar o governo do PT ou mesmo de se aliar à oposição que os bolsonistas vão consolidar no próxima legislatura.
Ele argumenta que manter a independência do governo eleito também seria uma forma de manter a identidade e o perfil programático do PSOL. O governo coloca correntes em você, inevitavelmente”, diz ele.
Gostou do conteúdo sobre o governo lula? Então veja também que João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS. Clique no link e saiba mais.
Dica bônus:
Assim, receba nossas informações todos os dias de forma gratuita. Nos siga também em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: então tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias! Assim, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.