Ter o pedido de aposentadoria negado é algo frustrante. Afinal, você trabalha a vida toda e na hora de, finalmente, conseguir usufruir do seu momento de descanso, ele não é permitido.
Infelizmente, é muito mais comum essa negativa. Mas o indeferimento depende de cada caso. Continue acompanhando e veja quais são os cinco motivos mais comuns para essa negativa.
Conheça 5 motivos para a sua aposentadoria não sair
Ninguém quer ter um pedido de benefício negado, não é mesmo? Ainda mais quando nos referimos a tão esperada aposentadoria. Portanto, veja como evitar o indeferimento da sua solicitação.

Leia mais: Aumento de salário dos aposentados 2023: veja o novo valor
1.Tenha todos os documentos em mãos
Um dos principais motivos para a aposentadoria não sair é a falta de documentação. Mas para fazer o protocolo do pedido para se aposentar é necessário ter alguns documentos em mãos:
- RG;
- CPF;
- Comprovante de residência;
- Carteira de Trabalho.
Entretanto, dependendo da sua jornada profissional, outros documentos são necessários. Portanto, atente-se a solicitação do INSS.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
2. Carência ou falta de tempo de contribuição
Em 2022, a carência ou falta de tempo de contribuição são computados da mesma maneira. Contudo, a carência é o tempo mínimo de contribuição, já o tempo de contribuição é o período efetivo que você já faz isso para a Previdência Social.
Leia mais: INSS: Abono extra de R$2424 pode ser liberado em breve; veja quem tem direito
3.Pendências no CNIS
Há pendências no CNIS de indicadores, que podem ser visualizadas no aplicativo Meu INSS. Os indicadores trazem uma mera informação ou indicam a existência de uma pendência a se resolver.
Portanto, ela precisa de solução, pois essa pendência não traz benefícios. Nem para tempo de contribuição, nem para carência.
4.A empresa não pagou todas as contribuições do empregado e atrapalhou na aposentadoria
Esse é um dos motivos comuns da aposentadoria não sair. Infelizmente, muitos profissionais só ficam sabendo dessa informação no momento de entrar com o pedido do benefício.
É importante entrar em contato com a empresa para que ela faça o devido repasse. Afinal, caso contrário, o INSS não tem como reconhecer que houve algum tipo de vínculo empregatício.
Leia mais: Surpresa para todos os aposentados; Bolsonaro ASSINOU DECRETO! Confira as novidades
5.Negativa da perícia médica por incapacidade
A aposentadoria por incapacidade está entre as mais indeferidas. Mas o auxílio-doença, que é a incapacidade temporária, também é negado com frequência.
Afinal, dependendo da situação, o caso precisa ser analisado bem mais a fundo. Não é somente uma ida à perícia do INSS que fará você se aposentar. É necessário o detalhamento de toda a doença ou incapacidade.
Se você teve o seu benefício negado por algum desses motivos, é possível:
- Entrar com um recurso administrativo no INSS;
- Mover uma ação judicial;
- Fazer um novo pedido do zero.
Para evitar qualquer negativa da aposentadoria, recomendamos sempre estar atento a sua condição. Portanto, esteja com os documentos em dia, atualize o CNIS e, em caso de dúvidas, conte com a ajuda de um profissional!
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!