Para entrar com o pedido de aposentadoria INSS, é importante que os documentos estejam em dia e todos reunidos. Afinal, somente assim você vai conseguir provar o seu tempo de contribuição. É importante que essa informação seja apresentada no início do processo.
Antes do decreto 10.410, de 30 de junho de 2020, os retroativos da aposentadoria eram pagos a partir da data do requerimento administrativo. Mas agora é importante ter uma atenção extra, pois se não apresentar todos os documentos desde a abertura do pedido, é possível que você fique sem os retroativos.
Para que você não fique sem o seu benefício, vamos te mostrar como fazer a comprovação para ter a aposentadoria INSS. Continue acompanhando.
Como comprovar tempo de trabalho para aposentadoria?
O primeiro passo para quem pede aposentadoria INSS é checar o Cnis (Cadastro Nacional de Informações Sociais). Afinal, é necessário adicionar o documento comprobatório daquilo que não estiver no cadastro.

Portanto, se o Cnis estiver com alguma irregularidade, por exemplo, sem data fim ou sem um vínculo da carteira de trabalho, você precisa mostrar a documentação.
Leia mais: Como transferir benefício do INSS para conta corrente; confira este passo a passo
Na maioria dos casos há algum problema. Mas para isso, a sua verificação pode ser auxiliada pelos indicadores que constam ao final do próprio cadastro.
Por exemplo, o Cnis pode ter o vínculo, mas não a remuneração, assim, você precisa apresentar os contracheques. Existem Cnis que não têm problema nenhum. Mas esses são raros.
Sendo assim, para determinados pedidos de aposentadoria, mesmo que não haja erros no Cnis, é necessário apresentar outros documentos. É o caso da aposentadoria especial.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Como é feita a contagem de pontos para aposentadoria INSS?
A aposentadoria INSS por pontos é aquela que faz uso do sistema de pontuação. Portanto, representa o tempo de contribuição de um trabalhador para a Previdência.
Sendo assim, ao atingir determinada pontuação e seguindo outros critérios importantes, é possível dar entrada ao processo de aposentadoria.
Leia mais: Como RECEBER em 2022 a REVISÃO da VIDA TODA do INSS
Antes da Reforma da Previdência Social, o cálculo da aposentadoria por pontos era diferente. Os homens tinham que somar 97 pontos e as mulheres 87.
Após a Reforma, as regras de transição estabeleceram novos patamares. Em 2022, por exemplo, os homens têm que somar 99 pontos e as mulheres 89, lembrando que essa pontuação, que teve início em 2019, aumenta ano a ano.
Além da pontuação é preciso:
- Homens: ter 65 anos e 35 anos de contribuição;
- Mulheres: 62 anos e 30 anos de contribuição.
Simulação aposentadoria do INSS
O cálculo para simular a aposentadoria INSS vai depender da modalidade que você escolheu. Afinal, as regras anteriores à Reforma, como as transitórias e permanentes são diferentes.
Portanto, o ideal é buscar um profissional especializado, caso esteja com dúvidas. Mas o Meu INSS disponibiliza também um simulador de contagem de tempo para aposentadoria INSS. Nele você vai em “simular aposentadoria” ou “simulação de tempo de contribuição”.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.