Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quer modificar regras na aposentadoria por invalidez e pensões por morte. O plano é rever pontos da Reforma da Previdência que diminuíram valores recebidos por beneficiários.
Mudança na aposentadoria por invalidez
Com um novo governo já iniciado, a Reforma da Previdência completa três anos. Para quem não se recorda, o projeto envolver a alteração de regras que dão acesso a determinados benefícios e alterou vencimentos de quem já os tinha. A situação causou a indignação de boa parte da população, sobretudo trabalhadores. Assim, para contornar o inconveniente, adotaram-se algumas normas de transição a fim de não prejudicar quem estava quase a conseguir algum benefício. De qualquer forma, muitas pessoas sentiram-se prejudicadas. E para reverter isso, pelo menos de forma parcial, Lula possui um plano.
Leia mais: Saiu agora: Surpresa na folha de pagamento dos aposentados; Veja como receber
O grupo de trabalha da equipe de transição na qual é responsável pelo tema já está trabalhando em uma proposta. Em síntese, são duas as modificações que serão alvo de prioridade, que são elas:
- Pensão por morte;
- Aposentadoria por invalidez.
Leia em seguida: Atrasados do INSS: Quem pode receber?
Todavia, acontece que ambos os benefícios sofreram cortes, deixando de ser integrais, já a partir do primeiro ano do governo Bolsonaro. A expectativa é promover uma mudanças nos cálculos, com objetivo de elevar os vencimentos. Com isso, aguarda-se também que a economia prevista com a Reforma da Previdência seja menor do que aquela que se prospectava.
Leia mais: Prazo para pagamento de R$ 150 extras no Bolsa Família pega beneficiários de surpresa; entenda
De acordo com algumas manifestações, a proposta deve ser de que no caso da pensão por morte, que hoje equivale a 50% do valor do benefício com adicional de 10% por dependente, a pretensão é subir para uma faixa entre 70% e 80%. Já quanto à aposentadoria por invalidez, o pagamento retornaria ao patamar integral. Hoje, ele representa 60% da média das contribuições com um extra de 2% por ano que exceder os 15 de contribuição.
Leia mais: ACABA DE SAIR: 14° salário vai ser PAGO por LULA? Veja datas e valores do pagamento; Confira agora
Confira também:
Leia mais: Notícia quente: Folha de pagamento dos aposentados tem surpresa; Acaba de sair
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o mundo dos aposentados e pensionistas! Clique no link e saiba mais.
Vitória dos aposentados: PODE COMEMORAR STF já confirmou
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!