Há um reajuste 40% aposentadoria disponível para alguns beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Um aumento considerável e que fará muita diferença.
No período em que houve a Reforma da Previdência de 2019, aconteceu uma mudança na forma de calcular os benefícios de aposentadoria do INSS. Portanto, alguns segurados saíram prejudicados com a alteração.
Mas há uma forma de ter o reajuste 40% aposentadoria. Confira, a seguir, qual o procedimento a ser feito.
Quem recebe o reajuste 40% aposentadoria?
Os segurados que vão se beneficiar com o aumento de 40% no pagamento são os que recebem a aposentadoria por invalidez. Afinal, de acordo com o INSS, eles foram os mais afetados pela durante a Reforma.
Leia mais: Maravilha: Saiba como aposentados podem pagar menos em passagens de avião a partir de 2023
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Aposentadoria por invalidez
A aposentadoria por invalidez é um dos benefícios pagos pelo INSS. Todavia, ele é para quem não conseguem exercer suas atividades de trabalho. Portanto, para quem não consegue mais voltar ao serviço novamente, é necessário ter esse recurso para conseguir se manter.
Entretanto, para receber o benefício do INSS é necessário que o segurado passe primeiro por uma perícia médica do próprio Instituto. Sendo assim, somente ter uma doença não é um motivo para que o segurado receba o benefício. Afinal, deve-se comprovar que ele não consegue mais exercer suas atividades laborais.
Cálculo do benefício
Antes da Reforma da Previdência, o cálculo era feito pelo valor integral das contribuições. Mas desconsiderando 20% das menores contribuições do segurado, assim, a média salarial aumentava
Leia mais: Entenda como o julgamento do STF pode afetar a sua aposentadoria
Todavia, após a Reforma, a soma começou a ser feita considerando somente 60% das contribuições mais 2% por ano. Porém, a porcentagem dos 2% só é considerado após 20 anos de trabalho para homens e 15 anos para mulheres. Assim, acabou reduzindo consideravelmente os valores da aposentadoria por invalidez do INSS.
No entanto, em função desse problema, foi disponibilizada uma revisão dos benefícios. Mas o pedido deve ser feito pela Justiça. Portanto, assim , se a ação for aprovada será possível garantir o reajuste 40% aposentadoria, além disso, será corrigido com juros.
Vale lembrar que essa solicitação deve ser feita em um prazo de até 10 anos. Portanto, é necessário ficar atento quanto ao período.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!