Atualmente o número de golpes relacionados ao mercado financeiro aumentam e os bandidos inovam na forma de enganar suas vítimas.
Desse modo, é bastante importante sempre desconfiar de ofertas muito vantajosas, e de propostas que pedem transferências de valores para confirmação. Ademais, é necessário pesquisar sobre a empresa que está oferecendo produto.
Ocorre que o novo golpe que está acontecendo tem como alvo os aposentados e pensionistas do INSS e servidores públicos ativos ou inativos. O golpe foi denominado como “golpe da portabilidade falsa”.
Sendo que este golpe é aplicado em grupos que possuem a vantagem do empréstimo consignado.
De acordo com dados, foram 1,9 milhões de golpes aplicados no primeiro semestre deste ano. Dessa forma, confira como funciona o golpe e como não cair no mesmo.
O que é o golpe da portabilidade falsa?
O golpe da portabilidade falsa tem o objetivo de enganar os segurados do INSS e servidores públicos, de forma que o criminoso liga para a vítima e oferece uma proposta de transferência de dívida com redução de taxa de juros e no valor das parcelas.
Sendo que na outra forma que este golpe é aplicado é oferecido um valor de rendimento imediato sobre o valor depositado.
Como funciona o golpe?
O criminoso aborda a vítima, como se fosse representando de alguma instituição financeira e oferece a portabilidade do contrato com a redução de juros e parcelas. Sendo que os bandidos aproveitam de vazamentos de dados, falha de segurança no sistema bancário e no próprio sistema utilizado pelos bancos para atrair a vítima.
Leia Mais: Cartão benefício do INSS libera mais de R$1654 para aposentados: Confira
Desse modo, como as informações bancárias são sigilosas, muitas vítimas acabam confiando nestes atendentes. No entanto, o que ocorre é que os criminosos geram um novo contrato de empréstimo em nome da vítima e quando o valor cai na conta do cliente, os golpistas entram com contato novamente e pedem que seja feita a transferência dos valores depositados na conta, como forma de “estorno”.
Estes criminosos são muito bem articulados e até mesmo oferecem uma conta bancária vinculada a empresa criminosa para que seja feito o depósito.
Contudo, a vítima é enganada de que o valor depositado em sua conta deve ser transferido para a “empresa” que ofereceu a portabilidade como forma de concluir a transferência da dívida.
Mas, o que ocorre é que a vítima nunca mais ver o valor transferido e nem a dívida renegociada. O que ocorre é que a vítima além de não ver o dinheiro vai ter dois empréstimos para quitar.
Como evitar cair no golpe da portabilidade?
Primeiramente, para evitar ser vítima destes golpes, é necessário sempre desconfiar de quem está entrando em contato. Faça uma confirmação de que aquela pessoa ou empresa realmente representam o banco.
Leia Mais: TABELA DA COPA DO MUNDO: Confira os dias dos jogos do Brasil
Portanto, ligue na instituição financeira ou procure seu gerente para falar sobre a proposta e quem ofereceu como forma de verificar a autenticidade de quem entrou em contato.
Além disso, não deixe de pesquisar a empresa, verifique se existe, sua situação na Receita Federal, busque em sites como “reclame aqui” sobre referências. Não deixe de desconfiar de ofertas boas demais.
E por fim, sempre desconfie quando for pedido um valor antecipado para pagamento. E, nunca faça pagamento adiantado. Já que em contratos de empréstimo você só começará a pagar depois que o dinheiro for disponibilizado, algum tempo depois. Sendo a carência mínimo de 15 dias.
Como denunciar se cair no golpe da portabilidade?
Nos casos de quem caiu no golpe, deverá fazer um boletim de ocorrência na polícia civil. Sendo que será necessário juntar provas como, comprovante de depósito do valor, conversas com o golpista.
Leia Mais: O que fazer se banco cobrar irregularmente meu empréstimo consignado?
Ademais, faça uma reclamação no Banco Central pelo site ou pelo número 145 e entre em contato com a instituição financeira responsável pelo seu empréstimo consignado.
Gostou do conteúdo sobre o pagamento do 13º salário para o BPC? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o AUXÍLIO BRASIL. Clique no link em seguida e saiba mais:
Novo valor do Auxílio Brasil liberado em Novembro assusta beneficiários; Veja agora
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, assim nos siga em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.