APOSENTADOS passam por descontos indevidos!
Vários aposentados declaram terem sido vítimas de descontos indevidos em seus benefícios sem autorização e solicitam a devolução do valor.
É investigado pelo Ministério Público Federal casos em que foi realizado indevidamente contribuições de parte do valor pago pelos benefícios de aposentadoria sem a assinatura de nenhum documento.
De acordo com o INSS, nos últimos dois de anos, quase 79 mil registros de reclamações foram realizadas na ouvidoria do órgão.
Essas reclamações envolvem queijas de cobranças não autorizadas de empréstimos irregulares.
Devido o número de queijas serem muito altas e virem aumentando ultimamente, deixa muitos segurados principalmente os aposentados do INSS em alerta.
Leia mais: Aprovação e pagamento do 14º salário tem data
Aposentados vítimas de descontos indevidos:
Uma das vítimas dessas contribuições indevidas que vem sendo realizadas, está a dona Maria Lúcia Carvalho de Votorantim, aposentada.
Percebeu um desconto de R$150,00 no valor da sua aposentadoria para uma associação, essa associação de acordo com a dona Maria, ela nunca tinha ouvido falar.
Se tratava da Associação Nacional dos Aposentados e Pensionistas da Previdência Social (Anapps).
“Eu não assinei nada e por acaso ligaram na minha casa falando sobre essa associação, mas não sou cadastrada em nenhum sindicato” declara dona Maria.
Temos mais uma situação que foi a de seu Jair Francisco da Silva, no qual afirmou que também ficou sabendo sobre uma contribuição mensal de R$30,00 que não foi autorizada por ele.
Viu isso? Aprovação do vale-gás! Veja quando receber!
O valor foi cobrado pela Central Nacional dos Aposentados e Pensionistas do Brasil (Centrape), seu Jair declara que nem sabe o que essa associação tem a oferecer a ele.
Conforme a lei, o desconto no valor da aposentadoria é permitido, mas desde que seja autorizado pelo beneficiário.
De acordo com uma advogada especialista previdenciária, muitos tribunais declaram o INSS como responsável da ocorrência e que se a associação não realizar a devolução do dinheiro, o instituto deve devolver ao segurado.
A Anapps, uma das associações mencionadas que realizou o desconto, suas atividades funcionam em um prédio localizado na capital gaúcha, Porto Alegre (RS).
Declara que esses aposentados podem terem passados por um engano de antigos funcionários que nem trabalham mais na empresa.
Sandra Ramalho, representante da entidade afirma que querem esclarecimentos e que vão fazer a parte deles de realizar a devolução do valor indevido descontado.
Dica Bônus:
Ative agora as notificações do blog João Financeira para ficar por dentro de todas as últimas notícias sobre o seu benefício do INSS, garanta agora ficar por dentro de todos os seus direitos! Forte Abraço!
Leia mais: Aposentados vão ficar sem empréstimos!
Já conhece nosso canal? Temos um vídeo feito especialmente para você, olhe o vídeo abaixo do nosso canal INSS Notícias:
Se você gostou das informações sobre os descontos indevidos no salário dos aposentados, compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.
Visite nossas páginas do blog nas redes sociais e nós siga para não perder as últimas informações do INSS:
CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM DO BLOG!
CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK DO BLOG!
Não esqueça de visitar nosso canal no YouTube João Financeira e se inscrever para não perder nenhuma novidade sobre o mundo do INSS e ficar sempre bem atualizado com as melhores informações do momento: