Você sabe o que é margem social? Afinal, tem-se falado bastante sobre o assunto, mas ainda tem aposentados e pensionistas sem compreender direito como ela funciona. Esse é um projeto que defende empréstimos consignados com quase zero de juros. Interessante, não é mesmo?
Portanto, a margem social nada mais é do que um novo projeto de lei em andamento. O documento defende a liberação de empréstimos consignados com taxas de juros diferenciadas. Entenda melhor.
Saiba o que é a Margem Social
A margem social dos empréstimos consignados é um projeto de lei de número 4732/2020. O documento visa oferecer aos cidadãos, mesmo estando endividados ou negativados, acesso a novas linhas de crédito humanizado. Portanto, o novo valor que será disponibilizado, uma vez que ele ajudaria muitas pessoas. Assim, auxiliando a diminuir o endividamento, por se tratar de um crédito com juros especiais.
Segundo a Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), quatro a cada 10 brasileiros possuíam dívidas ativas até setembro de 2022. Portanto, isso equivale a 64, 25 milhões de pessoas.
Portanto, são necessárias novas linhas de crédito humanizado. Afinal, elas podem ser a luz no fim do túnel para muitos cidadãos endividados.
Leia mais: Saiba agora se o 14º salário vai ser pago esse ano!
Vale ressaltar que o empréstimo consignado com margem social pode ser melhor para o contratante. Segundo o documento do projeto, mediante análise de crédito, a margem social pode liberar até R$ 20.000,00 por pessoa. O melhor: com taxas de juros de até 5% ao ano.
Mas para você ver a vantagem, pense nos empréstimos consignados sem a margem social. Afinal, eles oferecem uma taxa de juros mensal de, aproximadamente, 3%. Já o crédito pessoal pode atingir até 8%.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Quem vai poder receber a Margem Social ?
Agora que você sabe o que é margem social, veja que vai ser contemplado com esse projeto de lei:
- aposentados;
- pensionistas;
- servidores públicos;
- militares.
Mas lembramos que os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) não vão receber esse benefício.
Como funciona o benefício ?
Veja abaixo como funciona a margem social;
- O cidadão que usou toda a sua margem consignável ou estiver com o nome negativado tem o crédito liberado;
- A margem social é válida para todas as modalidades, portanto, não apenas beneficiários do INSS;
- O limite para crédito pode chegar a R$20.000;
- Tempo de carência de 120 dias para efetuar o primeiro pagamento;
- As taxas de juros vão chegar a no máximo 5% no ano;
- Não há necessidade de pagamento do IOF;
- Não serão cobradas taxas administrativas;
Leia mais: Governo confirma: Aposentadorias do INSS vão ser pagas em dezembro? VEJA
Entretanto, o projeto de margem social ainda está em tramitação. Atualmente, está com a Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público. Portanto, seguirá em andamento em 2023, afinal, os parlamentares entraram em recesso de fim de ano.
Gostou do conteúdo? Convidamos você a se cadastrar na live premiada da João Financeira. Você tem a chance de concorrer a prêmios e ser avisado quando o crédito for aprovado. Clique aqui.
Veja também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!