Muitas pessoas estão perdendo dinheiro por falta de informação, e nessa matéria vamos explicar o passo a passo de tudo e além disso todos os detalhes sobre a revisão da vida toda. Quem são as pessoas que tem direito a esses valores e muito mais.
Revisão da Vida Toda
A revisão da vida toda é um benefício do INSS, ele leva em consideração o cálculo de todos os salários de contribuição da vida do segurado, perante ao Período Base de Cálculo (PBC). Consequentemente, essa ação pode vir á aumentar o valor que o segurado recebe como salário.
Nos dias de hoje no momento em que a aposentadoria é calculada, os salários de contribuição após julho de 1994 são contabilizados. Incluindo os cálculos com as novas regras da Reforma da Previdência.
Em outras palavras, para entender melhor, se você trabalhava antes de julho de 1994, as contribuições não serão levadas em consideração junto ao cálculo para decidir o valor da sua aposentadoria.
Leia Mais: Pagamentos do INSS, confira o calendário!
Quem tem direito a revisão da vida toda?
Para ter direito à Revisão da Vida toda, é necessário que o cidadão cumpra os seguintes requisitos, confira quais são eles:
requisitos:
- Ter seu benefício concedido (DIB) entre o dia 29/11/1999 e 12/11/2019.
- Ter contribuições anteriores a julho de 1994.
- Benefício precisa ter sido concedido a menos de 10 anos, a contar o primeiro dia do mês seguinte ao recebimento da primeira prestação.
Leia Mais: Saiba quem pode pedir revisão do FGTS e o passo a passo para pedir a sua
Quais benefícios tem direito na revisão da vida toda?
É de suma importância salientar que não é apenas aposentadorias que possuem direito aos valores da revisão da vida toda. Confira abaixo quem tem direito ao benefício:
- Aposentadoria por Idade.
- Aposentadoria por Tempo de Contribuição.
- Aposentadoria Especial.
- Aposentadoria por Invalidez.
- Auxílio Doença.
- Pensão por Morte.
Qual o prazo para solicitar a revisão da vida toda?
Para solicitar uma revisão existe um determinado prazo à ser cumprido. Por decisão do STJ, o prazo para solicitar a Revisão da Vida Toda é de 10 anos, o conhecido prazo decadencial. A contagem desse tempo começa a partir do primeiro dia do mês seguinte na qual começou a receber o devido benefício.
Leia Mais: Governo anuncia reajuste do salário mínimo; saiba mais
Documentos necessários para solicitar a revisão:
Em primeiro lugar você deve procurar um advogado para entrar com uma ação perante ao Juiz e demostrar à ele que você possui direito à Revisão:
Posteriormente, já deve-se preparar para ter em mãos os seguintes documentos:
- Documento de identificação (CNH ou RG).
- CPF.
- Comprovante de residência.
- Carta de concessão do benefício ou processo administrativo.
- Cálculo dos salários de contribuição dos períodos anteriores a julho de 1994.
- Cálculo do valor da causa.
- Cálculo do tempo de contribuição.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.