Ótima notícia! Revisão da vida toda beneficia os aposentados e mudanças podem ser feitas. Confira aqui mais informações:
As expectativas dos aposentados para receber o décimo quarto salário, no ano passado, cresciam a cada dia. Contudo, após diversos empecilhos, a sua tramitação acabou atrasando. Apesar disso, um dos momentos mais aguardados, finalmente, chegou, a aprovação da revisão da vida toda.
Por meio da revisão da vida toda, esse grupo de beneficiários da Previdência Social, podem conseguir ter seus salários reajustados. Em seguida, você vai poder conferir mais informações, siga com sua leitura!
Revisão da vida toda foi aprovada
A revisão da vida toda, pretende auxiliar financeiramente os aposentados, com os benefícios concedidos entre 29 de novembro de 1999 e 12 de novembro de 2019. Nesse sentido, consiste em uma ação judicial, que vai permitir a eles, terem seus benefícios previdenciários revistos. A aprovação da tese ocorreu dia 1.° de dezembro de 2022.
Leia em seguida: Atenção: Novo salário para quem recebe acima do mínimo está para ser confirmado; veja valores
No caso do direito adquirido pelas regras anteriores, a revisão da vida toda também é cabível. Desse modo, os beneficiários, podem, por meio judicial, terem as contribuições feitas por toda sua vida, acrescidas no cálculo que definiu sua renda mensal inicial.
Vale lembrar que no início do ano passado, o Supremo tribunal Federal, através do seu plenário físico, tinha aprovado a revisão. Mas, diante o pedido de destaque, feito pelo ministro Kassio Nunes Marques, gerou a suspensão do julgamento. Recomeçando do zero em plenário físico.
Leia em seguida: Novidade: Novos valores foram liberados para o consignado; veja aqui
Como ficou a revisão da vida toda?
Aprovada a revisão da vida toda, os aposentados, conseguem por via judicial, ter a revisão do seu benefício, em até dez anos, a partir da data em que receberam seu primeiro pagamento. Dessa forma, diversos beneficiários do INSS, prejudicados na época, podem conseguir um aumento salarial de mais de R$ 1 mil.
Leia em seguida: INSS anuncia corte nos benefícios: Saiba quem vai perder o benefício – Veja lista agora mesmo
Pois com a Reforma da Previdência de 1999, as contribuições que tinham feito na moeda cruzeiro, com a implementação do Plano Real, deixaram de ser consideradas. Lembrando que o cruzeiro foi a moeda oficial do país, até o dia 30 de junho de 1994.
Leia em seguida: Acaba de sair: Confira as novas regras para prova de vida do INSS em 2023
Quem vai ter direito à revisão da vida toda?
- Aposentados com poucas contribuições após 1994;
- Aposentados com altos salários antes de 1994;
- Aposentados com baixos salários depois de 1994.
Leia em seguida: Atenção: Salário em dobro pode cair na conta de pensionistas do INSS; veja como vai funcionar
Quando vale a pena pedir revisão da vida toda?
Saber quando vale a pena a revisão da vida toda é indispensável, para que você não acabe tendo seu salário de benefício reduzido com a revisão. Portanto, caso tenha contribuído com altos valores antes de julho de 1994, se torna mais vantajosa, mas não dispensa a essencialidade do advogado de sua escolha, fazer o cálculo antes.
Leia em seguida: ACABA DE SAIR: 14° salário vai ser PAGO por LULA? Veja datas e valores do projeto agora mesmo
Confira também: PAGAMENTO para TODOS: 14 SALÁRIO INSS 2023
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!