Grande novidade na prova de vida INSS! Agora não precisa ir até a agência para comprovar. Confira mais informações.
A pandemia trouxe algumas mudanças importantes e uma delas, que muitos consideram algo histórico, é a nova prova de vida do INSS. Até o fim de 2021 todo o processo foi suspenso. O processo voltou esse ano, contudo os aposentados e pensionistas não precisarão se deslocar até uma agência para realizar a prova de vida, pois ela será remota.
Leia mais: Bancos com taxas menores de empréstimo consignado! Entenda agora
Com a suspensão da prova de vida para o ano passado, não houve prazo para realizar o procedimento nas agências, bem como nenhum beneficiário perdeu o benefício. No entanto, 2022 traz consigo novas datas e prazos para que os beneficiários regularizem sua situação com a previdência social. Então venha conferir as novidades.
Não perca as atualizações na prova de vida do INSS!
Ative agora as notificações do Blog da João Financeira, assim você fica por dentro de todas as últimas notícias sobre o INSS. Garanta ficar por dentro de todos os seus direitos!
Governo aprova novas regras para a prova de vida 2022
Ainda em março, o Ministério do Trabalho e Previdência aprovou novas medidas que mudaram a vida de todos beneficiários do INSS. De acordo com as informações do texto que o presidente Jair Bolsonaro assinou, não há necessidade de realizar a prova de vida de forma presencial para garantir a continuidade dos pagamentos do INSS.
A partir de 2022, todos os processos vão acontecer de forma remota, ou seja, sem o beneficiário precisar sair do conforto da sua casa. Os próximos procedimentos acontecerão através do cruzamento de dados do próprio instituto. Para isso, o órgão realizará automaticamente uma análise das atividades financeiras de cada segurado nos últimos dez meses anteriores ao seu aniversário.
Vão servir como comprovação da vida do segurado: extratos bancários, documentos do CadÚnico, registros de vacinação, consultas no Sistema Único de Saúde (SUS), aquisição ou renovação de empréstimo consignado, votação nas eleições, emissão de passaporte, carteira de identidade ou de carteira de motorista, entre outros.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Na cerimônia, o então ministro Onyx Lorenzoni afirmou que:
“é uma transformação histórica na vida de aposentados e pensionistas do INSS. A prova de vida agora é responsabilidade nossa. A partir de hoje está proibido que qualquer aposentado ou pensionista saia de casa para cumprir a prova de vida. Nós é que iremos até a casa deles. Isso é amor ao próximo”.
Como fica a prova de vida 2022?
Bom, como de costume a prova de vida tem um prazo válido até o aniversário do beneficiário. Contudo, esse ano não será necessário realizar o processo de comprovação de vida do beneficiário presencialmente. Em outras palavras: a prova de vida presencial está suspensa em 2022 e nenhum segurado vai perder seu direito de receber os pagamentos corretamente.
Leia mais: Último dia de pagamentos do abono do INSS. Confira
Já que esse ano a prova de vida é automática, ninguém precisa se preocupar mais com o deslocamento até uma agência do INSS.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM DO BLOG!