Aposentados vão poder receber empréstimos consignados e taxas indevidas
Os aposentados tem a chance de consultar valores pagos em empréstimos consignados e taxas desses produtos. Caso constatado que houve alguma cobrança indevida, também poderão receber os valores de volta.
Esses valores a serem recuperados fazem parte dos liberados pelo Banco Central. É uma ótima oportunidade, visto que esses erros nas cobranças de taxas de empréstimos consignados não são tão incomuns como se pensa.
Mas, muitas pessoas, principalmente aposentados, muitas vezes não tem conhecimento de como realizar o acesso para consultar e resgatar os valores que tem direito. Confira como consultar para não perder dinheiro!
Como consultar o saldo de empréstimos consignados e outros?
O Banco Central criou uma plataforma para que os cidadãos brasileiros possam consultar valores a serem devolvidos. Esses valores podem ser de saldos de contas encerradas, consórcios não resgatados, taxas de empréstimos consignados cobrados de forma indevida, dentre outros.
As consultas foram divididas em duas fases, para não sobrecarregar o sistema. A primeira fase já se encerrou, já a segunda começaria no dia 02 de maio. Mas, devido a greve dos servidores do Banco Central e também a manutenção, o sistema ainda não está disponível para realizar a consulta. Dessa forma, ainda não há a previsão de uma nova data para que seja possível realizar a consulta.
Além disso, esse ano há uma novidade em relação às consultas. Acontece que o resgate poderá ser feito no mesmo dia. Antes, o sistema mostrava uma outra data para o resgate.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
O sistema para consultas, criado pelo Banco Central, é o Valores a Receber. Para consultar, basta clicar no link a seguir: CLIQUE AQUI. Lembrando que ele está indisponível para manutenção até então. Já para realizar o saque, é preciso ter cadastro na plataforma gov.br.
Além disso, o selo precisa ser prata ou ouro. Do contrário, não tem como resgatar os valores. Caso o cidadão não possuir esses selos, é possível adquirir através da própria plataforma do Governo Federal.
Como conseguir selo prata ou ouro
Nível prata
- Pela validação facial feita através do aplicativo gov.br, para que seja possível a análise da foto nas bases da CNH (Carteira Nacional de Habilitação);
- Por meio da validação dos dados pessoais do beneficiário através do internet banking dos bancos que sejam credenciados (Banco do Brasil, Banese, Banrisul, Bradesco, Itaú, Caixa Econômica federal, Santander, Sicoob, Banestes).
- Através da validação dos dados de usuário e senha do SIGEPE, para os servidores públicos federais.
Nível ouro
- Por meio da validação facial através aplicativo gov.br, para que haja a análise da foto do contemplado junto as bases da Justiça Eleitoral;
- Pela validação dos dados com Certificado Digital (compatível com ICP-Brasil).
Quais as opções de saque?
São duas as maneiras que o Sistema Valores a Receber oferece aos cidadãos para regate. Então, se você tem algum valor, seja de empréstimos consignados, consórcios, etc, pode escolher a melhor maneira para você.
A primeira é “Solicitar por aqui”: Dessa forma, a devolução é por PIX. O valor entra em 12 dias úteis, no máximo. Então, basta escolher e informar a chave e anotar o número do protocolo.
A segunda opção é “Solicitar via instituição”: Dessa forma, o sistema informa um contato telefônico ou e-mail da instituição bancária. Dessa forma, o cidadão combina com o banco como receber o valor de volta.
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM DO BLOG!