É possível sacar o FGTS na aposentadoria? Afinal, esse é um direito para quem trabalha de carteira assinada. Entretanto, a sua retirada só é possível somente em algumas situações.
Afinal, há modalidades em que a Lei permite retirar o valor do Fundo. Segundo a Caixa Econômica Federal, em situações estabelecidas por lei é possível retirar todo o dinheiro.
Continue acompanhando e saiba se é possível sacar o FGTS na aposentadoria.
Saque FGTS na aposentadoria
Segundo a Caixa Econômica Federal, até o dia 19 de agosto de 2022, aproximadamente 855 brasileiros realizaram o saque do FGTS devido à aposentadoria, totalizando um valor de R$8,5 bilhões.

Desde 2006, a aposentadoria não gera mais o término do contrato de trabalho. Portanto, se o trabalhador continuar com o contrato ativo, poderá agendar o saque dos depósitos pelo próprio aplicativo do FGTS.
Leia mais: STF anuncia aumento de 18% no salário de alguns grupos
Entretanto, os cidadãos que começarem a trabalhar com carteira assinada depois da aposentadoria terão apenas direito ao saque do FGTS quando não estiverem mais nesse novo emprego.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Veja como solicitar o FGTS na aposentadoria
Para acessar o FGTS na aposentadoria e fazer a solicitação, basta seguir o passo a passo:
- Acessar o aplicativo FGTS (disponível para Android e iOS);
- Clicar em “Meus Saques”;
- Selecionar “Outras situações de saque”;
- Clicar em “Aposentadoria”
- Tocar em “Solicitar Saque”;
- Enviar os seguintes documentos:
- Documento de identificação pessoal;
- CPF ou Número do PIS ou PASEP ou NIS ou NIT;
- Carteira de Trabalho;
- Selfie;
- Certidão de concessão de aposentadoria expedida por Instituição Oficial de Previdência Social federal, estadual ou municipal. Todavia, a certidão pode, ocasionalmente, ser substituída por solicitação de um dos documentos do aplicativo do FGTS.
Portanto, essa certidão é enviada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) através dos Correios juntamente com a carta de concessão de benefícios. Ela dá direito ao abono do PIS/Pasep para quem cumpre as regras.
Mas se o segurado não receber esse documento, poderá ligar para o telefone 135 e efetuar o agendamento para retirá-lo em alguma agência. De acordo com o INSS, o órgão está trabalhando para tornar possível a emissão da certidão pelo site ou aplicativo Meu INSS até o fim de 2022.
Certidão para aposentado sacar o FGTS
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) passará a disponibilizar a certidão para saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço total em conta. Mas somente quando o beneficiário se aposentar. O documento ficará disponível no aplicativo Meu INSS.
Leia mais: Pagamentos do INSS vão ser liberados: Veja quando você recebe
Atualmente, ela é enviada pelos Correios com a carta de concessão do benefício, também dá direito ao abono do PIS/Pasep a quem se enquadra nas regras.
A liberação do documento via internet deve acontecer até o final deste ano, segundo informou o órgão à reportagem da Folha.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!