ATENÇÃO aos GOLPES da PROVA DE VIDA do INSS
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), exige que seus segurados, realizem a prova de vida uma vez por ano, inclusive é uma determinação que está prevista na legislação brasileira, para que seja garantida a manutenção do seu benefício, evitando assim, fraudes e recebimento indevido de valores.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
No início deste mês de janeiro, a comprovação de vida junto ao INSS, voltou a ser obrigatória. Pois, desde o início da pandemia do Covid-19, havia sido suspensa, como forma de prevenção de contaminação entre beneficiários e servidores públicos.
Nesse sentido, o Instituto, publicou recentemente, um alerta aos seus segurados, sobre a aplicação de golpes referente ao procedimento da prova de vida, que ganhou uma maior visibilidade por parte dos golpistas, com o retorno obrigatório definido para este ano.
O golpe da prova de vida, é aplicado por meio de uma ligação telefônica, feita entre o golpista e a vítima (segurado do INSS). Durante esta chamada, o criminoso repassará algumas informações pessoais do cidadão, ganhando assim, maior credibilidade com o beneficiário e lhe passando maior segurança.
Posteriormente, é encaminhado uma mensagem de texto para o WhatsApp do segurado, solicitando que ele, encaminhe seu documento de identificação pessoal com foto e seu CPF, para que seja realizado o procedimento da prova de vida imediatamente.
Então, com todas as informações do segurado em mãos, o criminoso, conseguirá fazer diversos procedimentos como, por exemplo, realizar transações bancárias em nome do beneficiário e contratar empréstimos consignados sem a sua assinatura.
Leia mais: Julgamento da Revisão da Vida toda!
Assim, vale lembrar, que o INSS, não realiza contato com seus segurados por telefone, nem solicita que sejam repassadas informações pessoais. Caso o cidadão, possua dúvidas, deve entrar em contato com o Instituto através de seus canais oficiais, que são o site/aplicativo Meu INSS, e o telefone 135 da Central de Atendimento.
Contudo, recentemente, o INSS, divulgou que a comprovação de vida deverá ser realizada neste ano, especificamente no mês do aniversário do beneficiário. Também, foi liberado o calendário complementar, destinado aos segurados que não realizaram a comprovação desde o mês de novembro/2020.
Confira a seguir, o calendário complementar das provas de vida do INSS:

Leia mais: 13º salário dos aposentados e pensionistas: Quando será pago?
Se você gostou das informações sobre o Golpe da Prova de Vida, compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.
Visite nossas páginas do blog nas redes sociais e nós siga para não perder as últimas informações do INSS: