Aposentados e pensionistas do INSS devem ficar atentos no mês de janeiro. Isto porque, a folha de pagamentos do instituto será modificada.
Dessa forma, o mês de janeiro trará várias novidades para os segurados do INSS. Isto porque, o Instituto Nacional do Seguro Social utiliza o salário mínimo como base de seus pagamentos.
Portanto, como o piso nacional é reajustado anualmente, todos os anos os beneficiários da previdência social também tem os seus benefícios reajustados. Desse modo, como o valor dos benefícios aumentam, a margem consignada e o valor que pode ser liberado de empréstimo consignado também aumentam.
Sendo assim, veja o que pode mudar na sua folha de pagamento do INSS.
O que é a margem consignável?
Primeiramente, é importante entender que a margem consignável é o limite, definido por lei, do valor do salário dos aposentados e pensionistas que pode ser comprometido com o pagamento das parcelas do empréstimo consignado.
Leia Mais: Notícia boa para quem tem mais de 60 anos: Benefícios liberados
Ocorre que o empréstimo consignado é um tipo de crédito pessoal que tem taxas de juros mais baixas, pois o valor da parcela do empréstimo é descontado diretamente da folha de pagamento do beneficiário do INSS.
Sendo assim, a margem consignável disponível e a que foi utilizada pelo beneficiário deve ser especificada na folha de pagamento do salário mensal.
Como é feita a folha de pagamentos do INSS?
A folha de pagamento do INSS é geralmente processada entre os dias 10 e 20 do mês-base de pagamentos. Sendo que durante este período o instituto análise todos os dados do beneficiário, identificando, por exemplo, se foi feito empréstimo consignado, qual o valor disponível da margem, entre outros.
Leia Mais: Notícia Boa! Folha de pagamento dos aposentados vai ter SURPRESA
Este período do cruzamento de dados é conhecido como maciça é extremamente importante para que os pagamentos dos benefícios não tenha nenhum erro.
Isto porque, o instituto deve discriminar na folha de pagamento do aposentado o valor do beneficio total, os descontos que foram feitos, e o valor líquido que será recebido naquele mês.
Desse modo, a folha de pagamentos deverá especificar o valor total do benefício, o valor da margem consignada que o beneficiário poderá comprometer com o empréstimo consignado; se houver sido feito empréstimo consignado deve ser especificado nos descontos o valor da parcela de pagamento, será especificado o valor da margem consignada disponível, além de descontos do imposto de renda, entre outros.
O que muda na folha de pagamento do INSS em janeiro de 2023?
Como o presidente, Lula (PT), divulgou que o novo salário mínimo para 2023 será de R$ 1.320,00, significa dizer que os benefícios do INSS também serão reajustados.
Leia Mais: Pagamento do 14° salário dos aposentados tem NOVIDADES! Confira agora as surpresas no projeto
Portanto, como o salário dos aposentados e pensionistas do instituto irá aumentar, a margem consignada também irá aumentar. Desse modo, a folha de pagamento de janeiro de 2023 deve vir com a alteração do salário principal e da nova margem consignável que estará livre para ser utilizada.
E então, gostou do conteúdo sobre a folha de pagamento do INSS? A João Financeira traz em seguida as últimas notícias de hoje sobre os BENEFÍCIOS DOS IDOSOS. Clique no link em seguida e saiba mais:
Fez +60 anos de idade? Saiba então como receber 5 benefícios garantidos em lei para os idosos
Confira notícias agora sobre a Margem Social do INSS
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, assim nos siga em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha então todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.