Vários aposentados do INSS, acabam caindo em golpe de empréstimo consignado, veja agora como se defender e não cair nessa. Confira:
Devido à pandemia Covid-19, muitos processos que antes era feito de forma presencial, passaram ser realizados então de forma digital. Os idosos, principalmente que não estão familiarizados com as novas tecnologias, acabam tornando-se vítimas de golpe, como então de empréstimo consignado.
Em grande parte dos casos, as operações de empréstimo consignado, é oferecido aos aposentados, pensionistas e funcionários públicos. Nesta modalidade de crédito, os valores das parcelas são descontados de forma automática da folha de pagamento do contratante.
Viu isso? INSS pode pagar para um grupo exclusivo de aposentados um abono extra de R$ 4500
No começo desse ano de 2022, então o INSS alertou a respeito dos golpes do empréstimo consignado e acabou orientando as vítimas sobre o procedimento padrão. Conforme com uma pesquisa de Febraban, no 1º semestre do ano passado, as fraudes contra vários brasileiros vindas de bancos, aumentaram cerca de 165%, sendo comparado com 2020.
Além dessa informação, o levantamento do IFE (Índice FinanZero de Empréstimos), acabou apontando que as buscar por golpe do empréstimo consignado, acabaram tendo um salto de 250% no mês de abril de 2022.
Como funciona o golpe:
Grande parte dos casos, os criminosos acabam fingindo que são funcionários do INSS e de instituições financeiras. Desse modo, o golpe ocorrer, que oferecem empréstimos com vantagens. Além dos benefícios, acabam sendo oferecidos pelos golpistas, um valor alto para a contratação de taxas bem baixas.
Assim que a pessoa acaba se interessando pela oferta, é solicitado pelos criminosos a solicitação de um depósito antecipado, dados bancários e também de dados bancários. Desse modo, acaba sendo abertas fraudulentas contas, solicitação de empréstimos e de cartões de crédito no nome da vítima.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Como se proteger de não cair em golpe de empréstimo consignado:
De acordo com o INSS, não entrado em contato pelos funcionários por meio de aplicativos de mensagem, ligações, SMS ou e-mails para então, oferecer modalidades de crédito. Além disso, muito menos é enviado motoboys para a casa do contratante.
Porém, torna-se necessário dessa forma, ficar atendo de quando ser recebido ofertas desse tipo, para dessa forma, não cair em golpe de empréstimo consignado. Confira a seguir, as instruções para evitar que estas situações ruins ocorrer com você:
Viu isso? Surpresa para os aposentados: INSS pagará 4 abonos extras; veja quais você recebe
- Não clique em links recebidos via WhatsApp, SMS e e-mails de contatos que você não sabe de quem é;
- Importante conferido o remetente dos e-mails;
- O mais importante, é você não compartilhar informações pessoais, como dados bancários ou endereços por mensagem ou ligações;
- Caso o recebimento de ofertas de créditos, importante entrar em contato com a própria instituição financeira em canais oficiais de atendimento.
Caso você caiu em algum golpe de empréstimo consignado, procure então a instituição financeira credor do crédito, para então, registrar queixa. Além disso, é possível solicitar bloqueio da contratação de forma digital pelo Meu INSS ou ligando a central 135.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!