Não é novidade para ninguém que ter tranquilidade na terceira idade é o que a grande parte dos aposentados querem e buscam. Porém, para isso acontecer é necessário ter um planejamento financeiro, pois muitas vezes os problemas com o dinheiro são a causa de noites sem dormir.
Além do mais, quando se está nessa idade é necessário arcar com novas despesas que podem cada vez mais sacrificar seu salário e a sua paz. Para que isso não se torne realidade, venha entender como realizar um planejamento financeiro simples e eficaz para aposentados. Continue lendo!
Planejamento financeiro: organização nas suas contas
Em primeiro lugar, as pessoas que querem ter um bom planejamento financeiro precisam ter organização em todos os aspectos que envolvem dinheiro. Nesse sentido, o principal passo da organização é agrupar todas as contas que você precisa pagar.
Após isso é interessante separar essas pendências de acordo com a data de vencimento, com o tipo de conta e a ordem das que você deseja quitar. Após isso fica bem mais fácil controlar as saídas e entradas do seu dinheiro.
Separe uma parte para cada área de gastos
Com o passar dos anos é comum que as pessoas tenham gastos em diversas áreas, como saúde, educação, lazer, investimentos, entre outras coisas. Dessa forma, o ideal é que você divida o seu salário em algumas partes para destinar um parte dele para cada uma delas.
Leia mais: Nova margem do consignado só estará disponível no extrato em setembro
Por exemplo, se o seu gasto com saúde geralmente é maior, então destine um percentual maior do salário apenas para isso. Porém, se você já não gasta muito com educação, não precisa separar um valor específico. Além disso, é possível separar uma parte desse dinheiro para o lazer também.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Separe as dívidas por importância no seu planejamento financeiro
O planejamento financeiro dos idosos precisa estar bem organizado em relação ao pagamento das contas. Nesse contexto, é necessário separar as dívidas por ordem de importância.
Por exemplo, as contas de água, energia, letra do carro, são algumas das que precisam estar como prioridade, porque tudo isso é necessário no dia a dia. Contudo, outros gastos como assinatura de revistas, de clubes e outras coisas são mais supérfluas e podem esperar um pouco mais.
Não faça contratos de longo prazo
É bem comum que os aposentados tenham um salário estável e assim seja mais fácil controlar a renda a cada mês. Contudo, essa não é a realidade de muitas pessoas que recebem um salário variável, ou flutuante. Esse já é mais difícil de controlar e por isso o controle precisa ser seu.
Leia mais: Auxílio-doença pode ser pago sem perícia médica?
Muitas vezes os contratos a longo prazo são os principais inimigos do planejamento financeiro e acabam gerando dívidas, principalmente para quem não recebe o mesmo valor todos os meses. Portanto, sempre que for pegar um empréstimo ou até comprar algum produto, opte por prazos mais curtos.
Golpes podem comprometer seu planejamento financeiro
A nova geração possui a tecnologia nas mãos porque nasceram em uma época em que tudo está conectado a um aparelho com internet. Contudo, os idosos não nasceram nessa época e muitas vezes são bem mais vulneráveis a golpes e fraudes.
Leia mais: Bolsonaro acaba de assinar decreto: Atenção aposentados tudo vai mudar! Veja as novidades
Os golpistas constantemente estão inventando e reinventando modelos de golpes que podem fazer muitas vítimas e por isso é necessário instruir os aposentados. Ao menor sinal de desconfiança os idosos devem dispensar o contato e não fornecer informações pessoais.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre a grana extra do pis/pasep. Clique no link e saiba mais.
GRANA EXTRA! PIS PASEP para quem trabalhou em 2021; veja quando vai receber
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!