A temida malha fina do Imposto de Renda é o local em que todos os contribuintes querem evitar. Entretanto, para isso, é importante que o cidadão não omita informações na hora de fazer o Imposto de Renda!
Confira como funciona os cruzamentos de dados feitos por meio da Receita Federal para verificar a veracidade das informações declaradas no IR em 2023 no artigo em seguida!
O que é a declaração pré-preenchida do IR?
O cidadão que utilizar a pré-preenchida no Imposto de Renda em 2023 vai ter a prioridade para recebimento da restituição deste ano. Vale ressaltar que essa medida tem como finalidade tornar mais rápido do envio das declarações e diminuir os erros, para não sobrecarregar o sistema da Receita.
Vários contribuintes devem ter se assustado ao usar a declaração pré-preenchida e ver que o governo tem acesso à grande parte das informações que deveriam ser declaradas. Assim, esse modelo de envio serviu também para comprovar que não adianta o cidadão tentar omitir no seu Imposto de Renda.
É importante deixar claro que o governo sabe sobre quase todos os seus gastos como, por exemplo:
- Salários;
- Rescisões;
- Férias;
- Gastos médicos.
Mas, é claro que o cidadão deve verificar as informações antes de enviar sua declaração e complementar alguns dados.
Leia em seguida: Urgente: Taxa de juros do consignado é alterada; Veja novos números
Malha fina do Imposto de Renda: Como funciona o cruzamento de dados?
Os bancos, financeiras, hospitais, clínicas médicas, imobiliárias e outras categorias de empresas também tem que enviar as declarações do Imposto de Renda. Assim, essas declarações são enviadas antes do IR para conseguir compor o banco de informações da Receita Federal.
Confira em seguida algumas declarações que as empresas tem a obrigação de enviar para compor o banco de dados do IR de 2023:
- Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (Dirf);
- Declaração de Serviços Médicos e de Saúde (Dmed);
- Declaração de Informações sobre Atividades Imobiliárias (Dimob);
- Sistema de Recolhimento Mensal Obrigatório (Carnê-Leão);
- e-Financeira;
- Declaração sobre Operações Imobiliárias (DOI);
- Declaração de Benefícios Fiscais (DBF).
Mas, essas são só algumas das declarações que o banco de dados da Receita Federal recebe. Dessa maneira, existem muitas outras informações recebidas para que a Receita consiga checar a veracidade do que for declarado no IR de 2023!
Leia em seguida: Finalmente: Banco central libera saques de dinheiro esquecido em bancos; Saiba como receber
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!